A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos
Palabras clave:
Museologia, Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Diretrizes Curriculares.Resumen
Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.
Descargas
Citas
DIAS, Eduardo Wense. O específico da Ciência da Informação. In: AQUINO, Miriam de Albuquerque (Org.). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: UFPB, 2002. p.87-99.
FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Cadernos de Ensaio: Estudos de Museologia, Rio de Janeiro, n.2, p.65-74, 1994. Disponível em: <https://meumuseu.files.wordpress.com/2011/01/documentac3a7c3a3o-museolc3b3gica-helena-dodd-ferrez.doc>. Acesso em: 16 ago. 2014.
LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LIMA, Diana; COSTA, Igor. Ciência da informação e museologia: estudo teórico de termos e conceitos em diferentes contextos: subsídio à linguagem documentária. In: CINFORM, 7., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007.
________. Museologia e patrimônio interdisciplinar do campo: história de um desenho (inter)ativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 8., 2007, Salvador. Anais Eletrônico... Salvador: ANCIB; PPGCI/UFBA, 2007. p.1-14. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/DMP--060.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2014.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Confluências Interdisciplinares entre Ciência da Informação e Museologia. Museologia & Interdisciplinaridade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Brasília, v.1, n.1, p.7-31, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/12343/10815>. Acesso em: 16 ago. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.