Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
Palabras clave:
Docência Universitária, Docência em Ciência da Informação, Ensino da Catalogação, Ensino pela Pesquisa.Resumen
A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.
Descargas
Citas
ARAKAK, F. A. et al. Transpondo as barreiras do ensino da catalogação: o caso da Biblioteca de Estudos e Aplicação de Metadados (BEAM). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGADORES, 9., Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013. Disponível em: <http://www.telescopium.ufscar.br/index.php/eic-enacat/eic-enacat/paper/viewFile/30/25>. Acesso em: 16 nov. 2017.
BEZERRA, K. G. da C. S.; RIBEIRO, D. M.; FONTES, F. C. de O. Os saberes experienciais e a prática como processo de aprendizagem na docência universitária. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 18., Cuiabá, 2016. Anais Eletrônicos... Cuiabá, 2016. Disponível em: <http://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10017_36448.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
CASTRO, F. F. de; SALES, A. R. de S.; SIMIONATO, A. C. Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.21, n.46, p.19-32, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/1518-2924.2016v21n46p19/31599>. Acesso em: 16 nov. 2017.
EMMEL, R.; KRUL, A. J. A docência no ensino superior: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo (RS), v.3, n.1, p.42-55, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1732/1231>. Acesso em: 16 nov. 2017.
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo, v.15, n.42, p.259-268, 2001. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/viewFile/9805/11377>. Acesso em: 15 nov. 2017.
________. Educação e mudança. 30.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
KOBASHI, N. Y. Notas sobre o papel da pesquisa em Cursos de Graduação em Ciência da Informação. Transinformação, Campinas (SP), v.14, n.2, p.153-158, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tinf/v14n2/04.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
MACHADO, E. C.; HELDE, R. R.; COUTO, S. D. do C. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.3, n.2, p.100-106, jul./dez. 2007. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/43/52>. Acesso em: 16 nov. 2017.
PACHANE, G. G. A experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal do aluno. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. (Orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral, 2003. p.155-186.
PAIVA, S. B.; ALBUQUERQUE, A. C. de. A relação entre o ensino e a pesquisa e sua contribuição para a representação descritiva e temática. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.20, n.3, p.515-525, set./dez. 2015. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1129>. Acesso em: 16 nov. 2017.
PEREIRA, A. M. Inquietações sobre o ensino de catalogação. In: INCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGADORES, 9., Rio de Janeiro, 2013. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013. Disponível em: <http://www.abinia.org/catalogadores/60-206-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2017.
PRADO, M. R. Pesquisa como estratégia de ensino: uma proposta inovadora em faculdades privadas. Revista Ensino Superior, Campinas (SP), v.1, n.11, 2013. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/pesquisa-como-estrategia-de-ensino-uma-proposta-inovadora-em-faculdades-privadas>. Acesso em: 15 nov. 2017.
RIBEIRO, F. Organização e uso da informação: conhecer bem para bem representar. IRIS, Recife, v.1, n.1, p.7-16, jul./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2017.
SEBA, R. G.; QUEIROZ, S. S. de. Para além da sala de aula: retenção e transferência de estratégias de aprendizagem. Revista Teoria e Prática da Educação, v.14, n.1, p.89-97, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15678/8503>. Acesso em: 16 nov. 2017.
SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: EDUSP, 2008.
SILVA, M. C. da; CEZAR, A. do P. F. Aprendizagem e o currículo no ensino superior: algumas considerações sobre adaptação curricular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., Curitiba, 2015. Anais Eletrônicos... Curitiba: PUC-PARANÁ, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20566_11249.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. 2017. Disponível em: <https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2130.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.