Boas práticas na formação de mediadores de leitura e os desafios do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.336

Palavras-chave:

Mediação de leitura; Ensino de Biblioteconomia; Ensino Remoto; Extensão universitária.

Resumo

Discussão sobre boas práticas desenvolvidas como processo metodológico na disciplina “Leitura e Formação de Leitores”, no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do ensino remoto, plataforma google meet e youtube, no período de pandemia da COVID 19, referente ao período 2020 a 2021. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o processo de formação de mediadores de leitura, construído em conjunto com os alunos da graduação, que se constituiu num processo criativo, considerando a necessidade de mudanças metodológicas, no que se refere a “novos” modos de ensinar e de aprender, a partir dos desafios impostos pelo modelo de ensino remoto, mas também impulsionou reinventar fazeres e saberes universitários, por meio de boas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto privilegiou-se o método dialógico e compartilhado no desenvolvimento das ações pedagógicas, por meio do planejamento das atividades de leitura e experiências de mediação que culminou com a realização da XII Semana de Monteiro Lobato e criação do Clube de Leitura, por meio de oficinas, mesas redondas e diálogos com especialistas da área de leitura e literatura. A realidade do processo de ensino e aprendizagem na universidade no período pandêmico resultou em mudanças significativas e desafiadoras, sobretudo em relação aos processos metodológicos, relação professor x aluno e aos usos social e crítico das tecnologias de informação e de comunicação, assim como um olhar atento sobre outras possibilidades de humanização por meio da leitura literária de diferentes gêneros textuais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2016.

CURSO de Biblioteconomia abrirá amanhã, 15, a XII Semana de Monteiro Lobato, em transmissão pelo canal da Diretoria de Bibliotecas da UFMA no Youtube. Notícias, UFMA, São Luís. 14/04/2021. Disponível em:

https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/curso-de-biblioteconomia-realiza-xii-semana-monteiro-lobato-pelo-canal-da-diretoria-de-bibliotecas-da-ufma-no-youtube.

XII SEMANA de Monteiro Lobato. Disponível em: https://youtu.be/nlsFBQDfewY. Acesso em: 16 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 2001.

GRUPO de pesquisa realiza, nesta quinta-feira, roda de conversa Leituras e Livros. Notícias, UFMA, São Luís. 19/08/2021. Disponível em:

https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/grupo-de-pesquisa-realiza-roda-de-conversas-leituras-e-livros. Acesso em: 20 ago. 2021.

LANÇADO ontem, 24, o Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura, do Departamento de Biblioteconomia. Notícias, UFMA, São Luís. 25/06/2021. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/lancado-ontem-24-o-clube-de-leitura-do-grupo-de-pesquisa-do-departamento-de-biblioteconomia-da-ufma. Acesso em: 25 jun. 2021.

MORAN, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Uma pedagogia para os meios de comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 12, p. 77- 88, maio/ago.1998. (Entrevista publicada por Roseli Fígaro). Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360/39080. Acesso em: 23/04/2008.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Belo Horizonte: Ed. Artmed, 1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Resolução nº 2.078-CONSEPE, 17 de julho de 2020. Regulamenta o Ensino Emergencial Remoto e/ou Híbrido na UFMA durante período de pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19)”. São Luís, 2020.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

MARTINS, L. M. B. Boas práticas na formação de mediadores de leitura e os desafios do ensino remoto. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–14, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.336. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/336. Acesso em: 23 abr. 2024.