A Arquivologia na América Latina: breve estudo das disciplinas ministradas em universidades do Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina
Keywords:
Ciências da Informação, Formação Universitária, Profissionais da Informação, Planos de Estudo.Abstract
Ao abordar possível análise das disciplinas e eixos temáticos que compõem as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia das universidades pertencentes à Asociación de Universidades Grupo Montevideo – Universidad Nacional del Nordeste, na Argentina, Universidad de la República, no Uruguai, Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e Universidad Mayor de San Andrés, na Bolívia – o propósito desta pesquisa se constrói a fim de identificar particularidades de cada uma das quatro universidades e seus cursos de Arquivologia, que possam complementar a formação do discente participante de programa de mobilidade acadêmica, na modalidade graduação. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, baseada em categorias adaptadas por Hernández-Olivera e outros autores e baseadas em Couture, utilizadas para identificar categoricamente tais componentes curriculares. Conquistou observar que a Universidad de la República possui maior equilíbrio entre as disciplinas, dentre as matrizes curriculares analisadas e que as quatro universidades possuem eixos distintos e complementares, de acordo a sua vinculação acadêmica, o que destaca, identifica e unifica a América Latina.
Downloads
References
ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO. Estatuto da AUGM. 2015a. Disponível em: <http://grupomontevideo.org/sitio/institucional/estatutos/>. Acesso em: 10 abr. 2015.
________. Institucional. 2015b. Disponível em: <http://grupomontevideo.org/sitio/institucional/>. Acesso em: 10 abr. 2015.
FONSECA, M. O. K. Arquivologia e Ciência da Informação: (re)definição de marcos interdisciplinares. 2004. 181f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2004.
HERNÁNDEZ-OLIVERA, L. et al. La construcción de la Archivística: una aproximación a la investigación científica a través de las tesis doctorales. In: MARIZ, A. C. A. et al. (Orgs.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile, 2012. p.34-65.
MARANON, E. I. M. (Org.). Memória: um lugar de dialogo para arquivos, bibliotecas e museus. São Carlos: Compacta, 2010, 136p.
MARQUES, A. A. da C. Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil. 2011. 399 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasí¬lia (UnB), Brasília, 2011.
MARTÍN-POZUELO, M. P. El observatorio de prospectiva archiví¬stica y sociedad: modelo de análisis para el estudio de la construcción social del futuro de la archiví-stica. In: MARIZ, A. C. A. et al. (Orgs.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile, 2012. p.13-33.
OPORTO ORDÓÑEZ, L. La enseñanza de la archivística genesis y desarrollo mundial. Revista Fuentes del Congreso, La Paz, v.3, n.3, p.17-29, 2009.
ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Tradução Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SOUTO, M. Grupos y dispositivos de formación. 10.ed. Buenos Aires: Novedades Educativas/Facultad de Filosofí¬a y Letras – UBA, 1999. (Los Documentos).
TANODI, A. The status of archivists in relation to other information professionals in the public service in Latin America. Paris: UNESCO, 1985.
UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (Uruguai). Plan de estudios para las carreras de grado de la EUBCA: Licenciatura en Archivología. Disponível em: <http://www.eubca.edu.uy/licenciatura_en_archivologia>. Acesso em: 20 mar. 2015.
UNIVERSIDAD MAYOR DE SAN ANDRÉS (Bolívia). Plan de estudios Bibliotecología y Ciencias de la Información. Disponível em: <http://bibliotecologia.umsa.bo/pensum>. Acesso em: 20 mar. 2015.
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL NORDESTE (Argentina). Plan de estudios Licenciatura en Ciencias de la Información con Orientación en Archivología. Disponível em: <http://hum.unne.edu.ar/academica/carreras/archivologia.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (Brasil). Currículo Bacharelado em Arquivologia. Disponível em: <http://cagr.sistemas.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?curso=335&curriculo=20101>. Acesso em: 20 mar. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.