Metodologias ativas: uma ação colaborativa para a formação de multiplicadores

Authors

  • Sílvio Luiz de Paula Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Brunna Carvalho Almeida Granja Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Keywords:

Metodologias Ativas, Formação de Multiplicadores, Gestão da Informação.

Abstract

A partir dos princípios das metodologias ativas enquanto norteador de uma prática pedagógica, este trabalho teve como objetivo descrever as fases de uma ação colaborativa de formação de multiplicadores realizada no curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na busca do alcance do objetivo, a problematização do referencial teórico dissertou sobre as metodologias ativas com a perspectiva da sala de aula invertida, considerada pelos autores como um dos métodos que mais se aproximou da experiência, e sobre a formação de multiplicadores como forma de materialização da ação. Na metodologia, com abordagem qualitativa, realizou-se observação da prática. Participaram da ação discentes de graduação e pós-graduação da UFPE e de outras Instituições de Ensino Superior, além de docentes de diferentes cursos da UFPE. Os resultados demostraram que ao longo de sete meses foi possível desenvolver de forma co-criativa um processo de aprendizagem baseado na empatia, na colaboração e na experimentação. Entendendo as diferentes facetas das metodologias ativas a partir de uma prática, apresentando potencialidades para uso em diferentes contextos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sílvio Luiz de Paula, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Autor de livro, possui mestrado e graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente é professor de Gestão da Informação no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, comunicação organizacional, responsabilidade social, comportamento organizacional e mediação da informação.

Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Adjunta do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE. Graduada em Hotelaria pela UFPE. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Metodologias ativas para educação, História do Turismo, Turismo de Base Comunitária, Inovação em Hotelaria e Turismo, Governança de Destinos Turísticos e Turismo Rural na Agricultura Familiar. Coordenadora do Laboratório de Estudos Turísticos (LETs), grupo de pesquisa vinculado CNPQ.

Brunna Carvalho Almeida Granja, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA-UFPE) é Doutora em Educação, e Mestra em Administração pela UFPE. Possui qualificação técnica na área de TURISMO pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico de Pernambuco (IFPE) e graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE). É sócia fundadora do OLÉ - INSTITUTO DE GESTÃO E PROJETOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E DE LAZER. Tem experiência na área de gestão pública, onde atuou durante 06 anos e, tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: Administração Pública, Gestão de políticas públicas, Política e Planejamento Governamental e, Avaliação de Políticas Públicas. 

Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda (desde 2015) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2006) com Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2001). Experiência profissional em empreendedorismo, gestão, ensino, instrutoria e consultoria organizacional.

References

ALVES, Flora. Design de aprendizagem com uso de canvas. São Paulo: DVS, 2016.

ANASTASIOU; Léa das Graças Camargos; ALVES, Leorur Pessate. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville (SC): Univllle, 2005.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 2001.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão da Produção, São Carlos (SP), v.17, n.2, p.421-431, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.

FERGUSON, Rebecca et al. Innovating Pedagogy 2017: Open University Innovation Report 6. Milton Keynes: The Open University, UK, 2017.

FERNANDES, Josicélia Dumêt et al. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Revista da Escola de Enfermagem, São Paulo, v.39, n.4, p.443-449, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v39n4/10.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.

GARDNER, H. As inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artemd, 1999.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984.

LEAL, Araújo Edvalda; MIRANDA, Gilberto José; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas 2017.

MESQUITA, Simone Karine da Costa; MENESES, Rejane Millions Viana; RAMOS, Déborah Karollyne Ribeiro. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.14 n.2, p.473-486, maio/ago., 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil. Tempo Social, São Paulo, v.15, n.1, abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v15n1/v15n1a02.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares et al. Ensinagem na docência online: um olhar à luz das coreografias didáticas. Em Teia, v.1, n.1, p.1-12, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2185/1756>. Acesso em: 28 jan. 2019.

PAULA, Sílvio Luiz de. Conceituação, condicionantes e impactos da inteligência informacional: um estudo sobre aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação em administração. 2018. 188f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2018.

PAULA, Sílvio Luiz de; GRANJA, Bruna Carvalho Almeida; ALBUQUERQUE, Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque. Da ideação ao roadshow: uma experiência pedagógica interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v.4, n.esp, p.73-99, 2. Sem. 2017. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/91/pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.

PAULA, Sílvio Luiz de; ALBUQUERQUE, Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque; GRANJA, Bruna Carvalho Almeida; SANTOS, Claudinete de Fátima Silva Oliveira. Metodologias ativas: uma ação colaborativa para a formação de multiplicadores. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão (SE), v.1, n.2, ed. esp., p.160-167, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10268/7867>. Acesso em: 28 jan. 2019.

PAULA, Sílvio Luiz de; SOUZA, Bruno Campello. Influência da inteligência informacional em estudantes de graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 19., Londrina, 2018. Anais Eletrônico... Londrina: ANCIB; PPGCI/UEL, 2018. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/download/1071/1674>. Acesso em: 20 jan. 2019.

WALL, Marilene Loewen; PRADO, Marta Lenise; CARRARO Telma Elisa. A experiência de realizar um estágio docência aplicando metodologias ativas. Acta Paulista de Enfermagem, v.21, n.3, p.515-519, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n3/pt_22.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Published

2019-04-28

How to Cite

PAULA, S. L. de; ALBUQUERQUE, M. C. F. de; GRANJA, B. C. A.; SANTOS, C. de F. S. O. Metodologias ativas: uma ação colaborativa para a formação de multiplicadores. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 24–34, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/126. Acesso em: 23 nov. 2024.