A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
Keywords:
Biblioteca Escolar, Promoção do Livro e da Leitura, Ação Cultural – Biblioteca Escolar, Formação do Leitor.Abstract
A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.
Downloads
References
ACESSO e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas. Tradução da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. The Hague: IFLA, 2015. 24p. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/access-and-opportunity-for-all-pt.pdf>. Acesso em 26 jul. 2017.
CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.3, p.28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2017.
DURBAN ROCA, Glória. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escolar. Porto Alegre: Penso, 2012.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.39, n.3, p.83-92, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP. As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. 2015. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2017.
INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP. International Advocacy Programme. IAP update october 2017. Bruxelas: IFLA, 2017. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/iap-update-october2017.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2018.
INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP. Diretrizes da IFLA para bibliotecas escolares. Traduzido por: Rede de bibliotecas escolares. 2.ed. Portugal: IFLA, 2016. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf >. Acesso em: 12 jul. 2017.
NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL. Agenda 2030. Brasília: Nações Unidas do Brasil (ONUBR), 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 31 jan. 2018.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Brasil: PNUD ONUBR, 2015. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/Agenda2030-completo-site.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.
RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosângela Formentini. Cultura, ação e mediação em bibliotecas. IN: ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM), 2., 2015, LONDRINA. Caderno de Resumos. Londrina, 2015. Disponível em: <http://gicio.marilia.unesp.br/index.php/IIEPIM/IIEPIM/paper/viewFile/3/49>. Acesso em: 28 jul. 2017.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 11).
SILVA, Terezinha Elisabeth da. Ação cultural e biblioteca pública: algumas questões. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO (CBBD), 16., 1991, Salvador. Anais Eletrônico... Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia, 1991. p.60-64. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/14827/1/AcaoCultural_e_BibliotecaPub.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.