A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor

Autores

  • Valéria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Isis Carolina Garcia Bispo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Melânia Lima Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Promoção do Livro e da Leitura, Ação Cultural – Biblioteca Escolar, Formação do Leitor.

Resumo

A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Atualmente ocupa o cargo eletivo de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS) . Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações. Atua como membro do Comitê Científico da ASPAS - ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL. Participa dos comitês científicos do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD); participou do comitê científico do Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (ENEBD); do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Tem experiência profissional e docente nos campos da Ciência da Informação e da Educação. Na área de Biblioteconomia, atuou em acervos especializados, públicos, universitários e escolares. Na área da Arquivologia, atuou em acervos documentais de Medicina, Engenharia Elétrica e Eletrificação, Jornalismo e Editoração, Instituição Bancária Pública. Como docente, atua na graduação em Biblioteconomia, com experiências anteriores na graduação em Pedagogia, Normal Superior, assim como em curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos Empresariais - Arquivística. Em abril de 2009, assumiu o cargo de professora adjunta do Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação do Núcleo de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, tornando-se a Decana do curso. No período de outubro de 2009 a novembro de 2011, ocupou o cargo de Coordenadora do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe - DCI/CCSA/UFS, promovendo a implantação do Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação e a sua primeira Reforma Curricular.Como experiência anterior, no segundo semestre de 2006, cumpriu estágio de doutoramento na Universidade Carlos III, em Madrid, Espanha e participou como tutora e especialista no Programa de Especialização a Distância em Mídias na Educação - E-PROINFO, promovido pelo NCE/USP, o primeiro programa dessa natureza no Brasil.

Isis Carolina Garcia Bispo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Ciências da Religião na UFS e atualmente é acadêmica em Biblioteconomia e Documentação (DCI) pela UFS e Mestranda no mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGCI) pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas (GPDAS) e do Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA). 

Melânia Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (2018, em andamento). Especialização em Gestão de Políticas Públicas com foco em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Graduada em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Tutora no Centro de Educação Superior a Distância ? CESAD. Bibliotecária e Documentalista na Secretaria de Cultura (SECULT/SE), lotada na Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Referências

ACESSO e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas. Tradução da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. The Hague: IFLA, 2015. 24p. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/access-and-opportunity-for-all-pt.pdf>. Acesso em 26 jul. 2017.

CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.3, p.28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2017.

DURBAN ROCA, Glória. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escolar. Porto Alegre: Penso, 2012.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.39, n.3, p.83-92, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP. As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. 2015. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2017.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP. International Advocacy Programme. IAP update october 2017. Bruxelas: IFLA, 2017. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/iap-update-october2017.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2018.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANSHIP. Diretrizes da IFLA para bibliotecas escolares. Traduzido por: Rede de bibliotecas escolares. 2.ed. Portugal: IFLA, 2016. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf >. Acesso em: 12 jul. 2017.

NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL. Agenda 2030. Brasília: Nações Unidas do Brasil (ONUBR), 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 31 jan. 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Brasil: PNUD ONUBR, 2015. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/Agenda2030-completo-site.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.

RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosângela Formentini. Cultura, ação e mediação em bibliotecas. IN: ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM), 2., 2015, LONDRINA. Caderno de Resumos. Londrina, 2015. Disponível em: <http://gicio.marilia.unesp.br/index.php/IIEPIM/IIEPIM/paper/viewFile/3/49>. Acesso em: 28 jul. 2017.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 11).

SILVA, Terezinha Elisabeth da. Ação cultural e biblioteca pública: algumas questões. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO (CBBD), 16., 1991, Salvador. Anais Eletrônico... Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia, 1991. p.60-64. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/14827/1/AcaoCultural_e_BibliotecaPub.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2017.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

BARI, V. A.; BISPO, I. C. G.; SANTOS, M. L. A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 58–65, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124. Acesso em: 30 abr. 2024.