O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a)
Keywords:
Ensino, Organização e Tratamento da Informação, Informação Étnico-Racial. Diversidade de Gêneros. Formação, Bibliotecário(a).Abstract
Objetiva estudar acerca da importância do ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Objetiva especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de Biblioteconomia do Norte e Nordeste do Brasil; verificar se questões sobre raça e gênero são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares. Discute acerca da importância do compromisso desse(a) profissional organizar, representar e disseminar adequadamente a informação étnico-racial e sobre diversidade de gêneros, atendendo assim as necessidades informacionais e os interesses de busca dos(as) diversos(as) usuários(as) em sistemas de recuperação da informação. Apresenta uma discussão crítica realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre o ensino da ética nas práticas de representação do conhecimento – temática pouco discutida na literatura da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui enfatizando a necessidade de formar profissionais da informação capacitados(as) para criar instrumentos, processos e produtos inclusivos que contemplem grupos e temas sem inclinações, desvios ou preconceitos no âmbito da organização e representação da informação.
Downloads
References
AQUINO, Mirian Albuquerque; SANTANA, Vanessa Alves. Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v.6, n.2, p.17-36, ago./dez. 2013. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/87523>. Acesso em: 29 mar. 2018.
MANJOO, Farhad. True Enough: Learning to live in a post-fat society. New Jersey: Wiley, 2008.
MILANI, Suellen Oliveira. Biases na representação de assunto: uma perspectiva a partir da literatura internacional de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Science, Marília (SP), v.9, n.1, p.1-18, 2015. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5213/3665>. Acesso em: 29 mar. 2018.
OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de. Afrodescendência, memória e tecnologia: uma aplicação do conceito de informação etnicorracial ao projeto “A Cor da Cultura”. 2010. 138f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2010.
OLSON, Hope A. The power to name: Representation in library catalogs. Journal of Women in Culture and Society, v.26, n.1, p.639-668, Spring 2001.
________. The power to name: Locating the limits or subject representation in libraries. Dordrecht: Kluwer Academic, 2002.
PINTO, Virginia Bentes; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Pesquisa bibliográfica e documental: o fazer científico em construção. In: PINTO, Virginia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório; CAVALCANTE, Lídia Eugênia (Orgs.). Aplicabilidades metodológicas em Ciência da Informação. Fortaleza: Edições UFC, 2015. p.15-34.
SANTOS, Raimunda Fernanda dos et al. A Representação colaborativa da informação e a construção de linguagens documentárias sobre diversidade de gêneros: análise das contribuições do dicionário de gêneros - “só quem sente pode definir”. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 18., Marília, 2017. Anais Eletrônicos... Marília (SP): ANCIB; PPGCI/UNESP, 2017. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/428/852>. Acesso em: 28 mar. 2018.
VALÉRIO, E. D.; SILVA, D. M. F. Discutindo as relações raciais: os trabalhos de conclusão de curso em biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v.4, n. esp., p.132-145, 2. Sem. 2017. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/84/pdf>. Acesso em: 28 mar. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.