A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
Keywords:
Formação Pedagógica, Programas de Pós-Graduação, Ciência da Informação, Didática de Ensino, Docência na Ciência da Informação.Abstract
Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.
Downloads
References
ALMEIDA, A. S. de. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). REBECIN, São Paulo, v.1, n.2, p.37-56, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/15/pdf>. Acesso em: 19 nov. 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ABECIN). Eventos. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/eventos/>. Acesso em: 31 mar. 2018.
BERTACHINI, M. de L. O docente de biblioteconomia: construindo sua auto-imagem. Informação & Informação, Londrina (PR), v.1, n.1, p.41-44, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1619/1373>. Acesso em: 19 nov. 2017.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58p. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2018.
BRUNO, A. R. A aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on-line. 271f. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/9974 >. Acesso em: 28 mar. 2018.
CAMARGO, M. P.de. Docência universitária e formação pedagógica: um olhar para a Universidade Estadual de Londrina. 121f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_CAMARGO_Marcela_Pedroso.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010. Estabelece o novo Regulamento do Programa de Demanda Social: CAPES, 2010. Disponível em:<https://www.ufmg.br/prpg/wp-content/uploads/2015/03/Portaria-076-CAPES-DS.pdf>. Acesso em: 26 out. 2017.
________. Documento de Área: Ciência Sociais Aplicadas I. 2016. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/31_CSA_I_docarea_2016.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.
CORRÊA, G. T.; RIBEIRO, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.39, n.2, p.319-334, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/58620/61687>. Acesso em: 25 mar. 2018.
DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Brasília, n.4, 2007. Disponível em:<http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/645/pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
FARIAS, G. B. de. Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de biblioteconomia. REBECIN, São Paulo, v.2, n.2, p.3-17, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/28/pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.
FARIAS, G. B. de; BELLUZZO, R. C. B. Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica. Informação & Informação, Londrina (PR), v.22, n.3, p.112-135, 2017. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716>. Acesso em: 11 jan. 2018.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio de língua portuguesa. 5.ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200p.
KARPINSKI, A. L.; VASCONCELLOS, M. M. M. Docência universitária e formação pedagógica: propostas e ações no mestrado em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., 2015. Anais eletrônicos… Londrina: UEL, 2015. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/eaic/eaic2015/portal/index.php> Acesso em: 24 out. 2017.
MALLMANN, E. M. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da perfomance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 304f. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91842/250559.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25 mar. 2018.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.133-173.
MASETTO, M. T. Competências pedagógica do professor universitário. 2.ed. São Paulo: Summus, 2012.
OLIVEIRA, P.C.; OLIVEIRA, C. C.; VASCONCELLOS, M. M. M. Formação pedagógica do docente da educação superior de Santa Catarina. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 11., 2013. Anais eletrônicos… Curitiba: PUC, 2013. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8450_5603.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.
OLIVEIRA, V. F. Professor universitário: entre os saberes acadêmicos e demandas profissionais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED/SUL, 4., 2002, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2002. p.1-13.
PINTO, M. das G. G. O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professores. Acta Scientiarum: Education, Maringá (PR), v.32, n.1, p.111-117. 2010. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/9486>. Acesso em: 20 nov. 2017.
PLATAFORMA SUCUPIRA CAPES. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em: 29 mar. 2018.
RODRIGUES, M. E. F. A pós-graduação em ciência da informação como espaço de formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. Disponível em: <http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1814/A%20P%C3%93S-GRADUA%C3%87%C3%83O.pdf?sequence=1>. Acesso em: 25 mar. 2018.
SPONHOLZ, S. O professor mediador. Revista Ciência Jurídica e Sociedade da Unipar, Umuarama (PR), v.6, p.205-219. jul./dez. 2003. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/1310>. Acesso em: 15 nov. 2017.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. 239p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.