A morfologia do resumo e da introdução nos trabalhos científicos em consonância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Autores

  • Henrique Rosmaninho Alves Instituto Minas de Educação e Cultura (IMGEC) Escola Superior Dom Helder Câmara

Palavras-chave:

Introdução, Resumo, Metodologia, Pesquisa Científica, Normas Técnicas.

Resumo

Apresenta uma análise da forma e do conteúdo do resumo e da introdução dos trabalhos acadêmicos. Objetiva principalmente indicar as diferenças entre estes dois elementos da pesquisa científica, mas também visa demonstrar as semelhanças existentes, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas responsáveis por regulamentá-los, bem como as diferenças entre os resumos e introduções de trabalhos acadêmicos para os de outras espécies textuais. Trata-se de uma pesquisa explicativa na qual adotou-se para a coleta de informações exclusivamente análise bibliográfica e documental. Destaca-se, ao final do trabalho, as principais distinções verificadas entre os conteúdos do resumo e da introdução no que tange ao aspecto formal a necessidade do primeiro ser redigido em parágrafo único e conter palavras chave e tradução em língua estrangeira e no que concerne aos aspectos materiais a presença imprescindível da menção do resultado no resumo e a vedação de sua menção na introdução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Rosmaninho Alves, Instituto Minas de Educação e Cultura (IMGEC) Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduado em Direito. Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Diretor do Instituto Minas de Educação e Cultura - IMEC. Professor e advogado.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 3.ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

GUSTIN, M. B. de S.; DIAS, M. T. F. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 4.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2014.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Sistema integrado de bibliotecas. Orientações para a elaboração de trabalhos técnicos científicos conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 2.ed. Belo Horizonte, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Escola de Ciência da Informação. Manual de Normalização: padronização de documentos acadêmicos do NITEG/UFMG e do PPGCI/UFMG: atualizado e revisado. Belo Horizonte, 2011.

Downloads

Publicado

02-09-2018

Como Citar

ALVES, H. R. A morfologia do resumo e da introdução nos trabalhos científicos em consonância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 5, n. 1, p. 20–26, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/78. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa