O uso do chat GPT no ensino da disciplina serviço de referência e informação no formato educação à distância
um relato de experiencia
Palavras-chave:
Ensino a distância, Serviço de Referência e Informação, Chat GPT, Biblioteconomia, Ciência da InformaçãoResumo
O texto apresenta o desenvolvimento de uma disciplina na modalidade à distância (EaD) sob o ponto de vista da democratização do acesso à educação. Para isso, aborda as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem com ênfase no uso do Chat GPT. Situa a disciplina de serviço de referência e informação (SRI) na formação da pessoa bacharel Biblioteconomia, especialmente no contexto atual. Discute, ainda, a importância da competência em informação ou competência informacional, voltadas para o uso da tecnologia. Observa que as tecnologias digitais são vistas como um instrumento facilitador na mediação dos serviços informacionais disponíveis aos usuários e podem ser utilizadas pelos professores de SRI para formar o futuro bibliotecário de forma prática, aplicando o conceito de competência informacional e a utilização dos recursos tecnológicos. Tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso do Chat GPT no ensino da disciplina de SRI no formato à distância. A metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória. Conclui que o ensino à distância possui diferenças acentuadas em relação ao ensino presencial e reconhece o papel das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, incentivando o uso da inteligência artificial como instrumento agregador e complementar, admitindo que, apesar das contribuições, não substituem o diálogo, interações e as trocas de conhecimento proporcionados nas relações humanas.
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