Usuários com deficiência em bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.425Palavras-chave:
Educação especial, Biblioteca universitária, Pessoa com deficiência, tecnologia assistiva, Curso de formação profissionalResumo
Um estudante com deficiência em uma biblioteca pode representar um desafio, mas também uma oportunidade de aprendizado para todos. Com estatísticas que apontam o crescimento de matrículas de pessoas com deficiência no ensino superior, torna-se urgente (re)pensar os atendimentos que ele encontra na universidade. Nessa direção, objetivou-se: conhecer, sob a ótica dos participantes (equipe da biblioteca), como o usuário com deficiência é atendido; identificar como os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) são utilizados; avaliar como um curso de formação contribuiu para um cenário favorável ao usuário com deficiência. Para isso, um curso de formação profissional foi realizado em ambiente virtual, e oferecido a equipes de bibliotecas de uma universidade do Estado de São Paulo. Utilizou-se formulários de autoavaliação, exibição de vídeo instrucional e encontros dialogados. Os dados coletados foram analisados sob duas vertentes: uma quantitativa e outra qualitativa. Como resultados, constatou-se dificuldades no atendimento devido à falta de conhecimento das necessidades reais dos usuários com deficiências, além da necessidade de otimização dos recursos e equipamentos de TA nas bibliotecas. Foi concluído que não basta apenas ter o recurso ou os equipamentos de TA, é sim indispensável considerar a relação bibliotecário-usuário com deficiência, no contexto das bibliotecas.
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