Pedagogia aberta e o seu alinhamento aos princípios da ciência aberta
análise de práticas e impactos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.423Palavras-chave:
Pedagogia Aberta, Co-criação de Conhecimento, Engajamento dos Alunos, Recursos Educacionais Abertos, Educação InclusivaResumo
A pedagogia aberta é uma abordagem educacional voltada à democratização do acesso ao conhecimento e à promoção da co-criação de recursos educacionais. Este estudo teve como objetivo analisar de que forma a pedagogia aberta se alinha aos princípios da ciência aberta, investigando suas práticas, fundamentos teóricos e experiências internacionais. A metodologia adotada consistiu em uma análise qualitativa de 14 teses e dissertações disponíveis na plataforma Open Access Theses and Dissertations (OATD.org), com o apoio de ferramentas de inteligência artificial para organização dos dados e elaboração de um mapa conceitual. Os resultados indicam que, em países como Canadá, Estados Unidos, Grécia, Portugal, Espanha e Austrália, a pedagogia aberta tem sido aplicada principalmente no ensino superior e na educação a distância. Nessas experiências, observou-se um maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento de habilidades mais inclusivas e incentivo ao compartilhamento de recursos educacionais. No entanto, o estudo também identificou desafios importantes, como a baixa visibilidade dos materiais produzidos e a necessidade de formação docente específica para práticas pedagógicas abertas. O mapa conceitual elaborado contribuiu para a compreensão das diferentes dimensões dessa abordagem. Conclui-se que, embora a pedagogia aberta apresente grande potencial transformador, sua efetiva adoção depende da superação dos desafios identificados, visando a uma implementação mais ampla e eficaz.
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