Pedagogia aberta e o seu alinhamento aos princípios da ciência aberta

análise de práticas e impactos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.423

Palavras-chave:

Pedagogia Aberta, Co-criação de Conhecimento, Engajamento dos Alunos, Recursos Educacionais Abertos, Educação Inclusiva

Resumo

Introdução: A pedagogia aberta é uma abordagem que visa democratizar o acesso ao conhecimento e promover a co-criação de recursos educacionais. Objetivo: explorar o impacto da pedagogia aberta em diferentes contextos educacionais ao redor do mundo. A pesquisa buscou responder como a pedagogia aberta é aplicada em diversos países e quais são seus impactos no engajamento e na co-criação do conhecimento. Metodologia: envolveu a análise qualitativa de 14 teses e dissertações recuperadas da plataforma Open Access Theses and Dissertations (OATD.org), com suporte de inteligência artificial para a organização dos dados e elaboração de um mapa conceitual. Resultados: Os trabalhos, provenientes de países como Canadá, Estados Unidos, Grécia, Portugal, Espanha e Austrália, abordam a pedagogia aberta em níveis como ensino superior e educação a distância, favorecendo um engajamento mais colaborativo e habilidades mais inclusivas, permitindo o compartilhamento de recursos educacionais e o envolvimento ativo dos alunos. Contudo, ainda existem desafios, como a visibilidade dos materiais e a formação de docentes para adotar práticas abertas. Foi utilizado um mapa conceitual para esclarecer e facilitar a compreensão da abordagem da pedagogia aberta. Conclusão: embora tenha um grande potencial transformador, a superação de desafios é essencial para que asua adoção seja mais ampla e eficaz.

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Biografia do Autor

Francinara da Costa Cândido, Ciência da Informação

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (Ipebras), bacharel em Biblioteconomia e pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), além de licenciada em Educação Especial pelo Centro Universitário ETEP (Faculdade UNIBF).

Eduardo César Borges, Biblioteconomia,Universidade Federal de Lavras

Graduado em Biblioteconomia pelo UNIFOR-MG e especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Signorelli. Atualmente, atua como bibliotecário na Universidade Federal de Lavras, com foco em referência, pesquisa, normalização bibliográfica, desenvolvimento de acervos, conservação e avaliação pelo MEC.

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

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Publicado

20-08-2025

Como Citar

CÂNDIDO, F. da C.; BORGES, E. C.; RIBEIRO, N. C. Pedagogia aberta e o seu alinhamento aos princípios da ciência aberta: análise de práticas e impactos educacionais. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1–25, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.423. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/423. Acesso em: 23 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa