Pedagogia aberta e o seu alinhamento aos princípios da ciência aberta
análise de práticas e impactos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.423Palavras-chave:
Pedagogia Aberta, Co-criação de Conhecimento, Engajamento dos Alunos, Recursos Educacionais Abertos, Educação InclusivaResumo
Introdução: A pedagogia aberta é uma abordagem que visa democratizar o acesso ao conhecimento e promover a co-criação de recursos educacionais. Objetivo: explorar o impacto da pedagogia aberta em diferentes contextos educacionais ao redor do mundo. A pesquisa buscou responder como a pedagogia aberta é aplicada em diversos países e quais são seus impactos no engajamento e na co-criação do conhecimento. Metodologia: envolveu a análise qualitativa de 14 teses e dissertações recuperadas da plataforma Open Access Theses and Dissertations (OATD.org), com suporte de inteligência artificial para a organização dos dados e elaboração de um mapa conceitual. Resultados: Os trabalhos, provenientes de países como Canadá, Estados Unidos, Grécia, Portugal, Espanha e Austrália, abordam a pedagogia aberta em níveis como ensino superior e educação a distância, favorecendo um engajamento mais colaborativo e habilidades mais inclusivas, permitindo o compartilhamento de recursos educacionais e o envolvimento ativo dos alunos. Contudo, ainda existem desafios, como a visibilidade dos materiais e a formação de docentes para adotar práticas abertas. Foi utilizado um mapa conceitual para esclarecer e facilitar a compreensão da abordagem da pedagogia aberta. Conclusão: embora tenha um grande potencial transformador, a superação de desafios é essencial para que asua adoção seja mais ampla e eficaz.
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