Estrategias para la enseñanza de la investigación cualitativa en la ciencias de la información
Strategies for teaching qualitative research in information sciences
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.421Palavras-chave:
Tendencias InvestigativasResumo
Neste estudo aborda-se o ensino da pesquisa qualitativa no campo das Ciências da Informação, cujo objetivo foi promover estratégias para o desenvolvimento de competências em alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Arquivos da Universidade Central da Venezuela, sob o metodologia qualitativa, combinando os princípios do paradigma interpretativo e sócio-crítico, com uma perspectiva bimetódica (método hermenêutico e método de Investigação-Acção). Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com dois professores, bem como pesquisas abertas com nove alunos que se inscreveram em um seminário que foi oferecido denominado: “Pesquisa qualitativa em Ciências da Informação”, cujas descobertas/resultados permitiram revelar como diagnóstico, a existência de um predomínio na formação em investigação com abordagem quantitativa, bem como uma acentuada fragilidade na formação curricular no que diz respeito à investigação qualitativa. Diante dessa realidade, foram planejadas e executadas estratégias de ensino para orientar a aplicação de métodos com visão holística na abordagem qualitativa, garantindo que os atores/participantes/alunos iniciassem pesquisas focadas em: Pesquisa Participante, Teoria Fundamentada nos Dados, Hermenêutica -Etnometodologia e Etnografia. . Consequentemente, as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas levaram os inscritos no referido seminário a embarcarem no desenvolvimento de pesquisas com utilização de metodologia qualitativa numa perspectiva multidimensional, o que lhes permitiu refletir sobre a importância de dar a conhecer diferentes formas de investigação em ciências da informação.
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