Organização de acervo fotográfico

o caso da Carroça de Mamulengos

Autores

  • Arysa Cabral Barros Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Katty Anne de Souza Nunes Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0009-0009-0454-923X
  • Fabiana Aparecida Lazzarin Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0002-3053-4447
  • Hellen Alves de Oliveira Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0009-0009-3340-3539
  • Jéssica Alves de Souza Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Susana de Oliveira Brito Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palavras-chave:

organização de acervo fotográfico, Companhia Carroça de Mamulengos, memória social, preservação de acervo fotográfico

Resumo

Apresenta as adversidades que envolvem o impacto da falta de organização de acervo fotográfico na preservação e difusão da história, como é o caso da Companhia Carroça de Mamulengos. Estabelece como pergunta-problema: quais são os desafios enfrentados na prática de organização de acervo fotográfico? Tem por objetivo geral, avaliar as atividades desenvolvidas na organização do acervo fotográfico do projeto ‘Preservação da memória da Carroça de Mamulengos: memorial 45 anos’. Discorre as concepções teórico-conceituais sobre organização da informação e, consequentemente, a representação descritiva e temática dos objetos informacionais. Evidencia as categorias de descrição de imagens voltadas ao contexto, cenário, personagens e fatos, além de apresentar a fotografia como material especial que exige cuidados diferenciados, pois são fontes informacionais, históricas, etnográficas e antropológicas. Dispõe, nos aspectos metodológicos, uma abordagem descritiva e bibliográfica de caráter qualitativo. Inferiu-se sobre os desafios enfrentados na organização do acervo, bem como, na necessidade das práticas bibliotecárias para a preservação da memória social, a difusão da cultura e o acesso aos saberes e fazeres. Conclui-se que um dos principais desafios encontrados é a falta de informações detalhadas sobre as imagens, essa lacuna de informações dificulta a representação descritiva e temática das fotografias, comprometendo a sua compreensão e recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.

FRANÇA, S. P. Uma flor no mundo: experiência educativa de uma brincante na Carroça de Mamulengos, 2020. 98 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2020.

GRIGOLETO, M. C. Leitura, narrativa e mediação: reflexões sobre memória, informação e conhecimento. In: GERLIN, M. N. M. (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/ 10482/32703. Acesso em: 20 maio 2023.

GONÇALVES, M. C. A percepção de usuários sobre a indexação na análise de assuntos na catalogação. In: FUJITA, M. S. L. (org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias: m estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 95-118.

HINGST, T. Análise da indexação de imagens fotográficas em um banco de imagens comerciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação, Florianópolis. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117080. Acesso em: 4 jul. 2023.

KOSSOY, B. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

SMIT, J. W. A representação da imagem. Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 28- 36, jul./dez. 1996.

Publicado

22-04-2024

Como Citar

BARROS, A. C.; NUNES, K. A. S.; LAZZARIN, F. A.; OLIVEIRA, H. A.; SOUZA, J. A.; BRITO, S. O. . Organização de acervo fotográfico: o caso da Carroça de Mamulengos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/406. Acesso em: 18 jul. 2024.