Contributos do PBL no processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação em Arquivologia

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ensino e aprendizagem, Graduação Arquivologia, UFBA

Resumo

O ato educacional ocorre no ônibus, em casa, na igreja, em família e todos nós fazemos parte deste processo. Esse cenário favoreceu a criação de uma proposta construtivista para o ensino superior, que consiste em educar para a autonomia, metodologias inovadoras, utilizando-se da pesquisa, participação dos alunos, trabalhos em grupo, como um meio de aprofundar e resinificar os conhecimentos, os métodos ativos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como o método ativo Problem Based Learning (PBL) contribui para o processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Assim, procedeu-se um estudo de caso, de pesquisa qualitativa e nível descritivo. Os resultados indicam que os objetivos de ensino e aprendizagem do PBL é recomendado como método eficiente para a formação dos arquivistas. As considerações finais aprovam o método como um modelo inovador para área das ciências socias, que contribui de forma excelente para a formação e atuação dos professionais da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVAZZA, N. Psicologia das atitudes e das opiniões. São Paulo: Loyolea, 2008.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

SERVA, M. What Makes a Good PBL Problem? Apresentação no Seminário do Consórico STHEMBRASIL, Lorena, 2014.

URBINA, S. Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed. 2007.

Publicado

22-04-2024

Como Citar

SOUZA, J. S. .; SANTOS, J. C. S.; SANTOS, Ângelo A. A.; ALENCAR, L. L. Contributos do PBL no processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação em Arquivologia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/405. Acesso em: 12 dez. 2024.