Igualdade de gênero e projetos desenvolvidos em colégios estaduais: um relato de pesquisa

Autores

  • Jaqueline Silva de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0001-5743-780X
  • José Carlos Sales dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0003-1758-3639
  • Ângelo Augusto Abdalla dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Lucídio Lopes de Alencar Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Jolie Kelly Amaral Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Igualdade Gênero, Agenda 2030, Colégios Estaduais, Secretária de Educação do Estado da Bahia

Resumo

Esta investigação aborda relato de pesquisa de proposta de tese de doutoramento e apresenta programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEEB), do Brasil. Para servir como consulta e debate para aqueles interessados em pesquisar sobre o tema. Seu objetivo consiste em analisar como a SEEB contribui para agenda 2030, no que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, através dos seus projetos. A pesquisa possui nível descritivo de técnica de pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa. Para tanto, realizou-se um levantamento documental na homepage da SEEB. Os resultados indicam que a SEEB não desenvolve projetos na área de igualdade de gênero, assunto ainda emergente. Considera-se assim, a necessidade de uma ampliação na literatura da área, justificativa para proposta de pesquisa de doutoramento sobre igualdade de gênero e literacia digital de mulheres adolescentes de colégios públicos da Bahia.

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Referências

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

SOUZA, J. S.; SANTOS, J. C. S.; SANTOS, Ângelo A. A.; ALENCAR, L. L.; AMARAL, J. K. . Igualdade de gênero e projetos desenvolvidos em colégios estaduais: um relato de pesquisa. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–13, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/395. Acesso em: 4 out. 2024.