Comunicação científica em acesso aberto: estudo da produção científica dos pesquisadores-docentes do PPGCI/UFBA

Autores

  • Jamilli Cristina da Silva Quaresma Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-1799-2566
  • Nidia Maria Lienert Lubisco Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Comunicação científica, Acesso aberto, Produção científica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo conhecer a produção científica em acesso aberto dos pesquisadores-docentes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. As formas de criar, organizar, disseminar, utilizar e preservar a informação e o conhecimento, sobretudo no âmbito da pesquisa e da ciência, têm sido impactadas pelas tecnologias e, sobretudo, pelo movimento de acesso aberto, acarretando assim transformações no sistema de comunicação científica. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir de levantamento documental, com abordagem quali-quantitativa. Pretende mapear a produção científica em acesso aberto dos pesquisadores-docentes do referido Programa, identificando a modalidade de publicação adotada. Busca identificar a percepção desses pesquisadores sobre o acesso aberto, mediante a aplicação de questionário. A população está constituída por 24 pesquisadores, cuja produção registrada no Currículo Lattes resultou no levantamento de 1973 tipos de documentos. O resultado demonstrou haver predominância de publicações em acesso aberto, concluindo-se que essa tendência insere os referidos pesquisadores no contexto do acesso aberto mundial, bem como a área da Ciência da Informação, fatores que geram benefícios individuais e coletivos para todos que buscam tornar o conhecimento científico amplamente disponível e acessível de forma gratuita.

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Referências

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

QUARESMA, J. C. S.; LUBISCO, N. M. L. Comunicação científica em acesso aberto: estudo da produção científica dos pesquisadores-docentes do PPGCI/UFBA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/394. Acesso em: 5 maio. 2024.