Entre Afetos

o impacto da biblioterapia na vida de universitários

Autores

Palavras-chave:

Biblioterapia, Projeto entre Afetos, desenvolvimento pessoal

Resumo

Contextualiza as contribuições da biblioterapia e o seu papel no projeto Entre Afetos, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri, localizada no sul do Ceará e desenvolvido por docentes e discentes do curso de Biblioteconomia. Estabelece como pergunta norteadora, qual o impacto da biblioterapia na vida dos estudantes voluntários do projeto Entre Afetos? Tem como propósito compreender os efeitos desta prática na promoção do bem-estar emocional dos universitários. Apresenta, na fundamentação teórica, os aspectos conceituais, as tipologias, os benefícios e a importância da prática da biblioterapia como uma abordagem terapêutica. Possui, enquanto aspectos metodológicos, caráter descritivo, bibliográfico e qualitativo, em razão de que a pesquisa observa, registra e analisa os benefícios da biblioterapia para os estudantes participantes do projeto Entre Afetos, os quais foram coletados por meio de um questionário. Infere a influência dos afetos e das emoções despertados nos estudantes universitários através da biblioterapia e do projeto em tela, bem como concepção dos alunos sobre a prática da biblioterapia e a atuação da pessoa bibliotecária nesse eixo. Conclui o impacto positivo das práticas biblioterapeuticas na vida e no desenvolvimento pessoal dos participantes, ampliando suas experiências e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à prática bibliotecária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDIN, C. F. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 32-44, 2001. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/34376. Acesso em: 5 set. 2022.

CALDIN, C. F. Leitura e terapia. 2009, 216 f. Tese de doutorado (Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575 . Acesso em: 20 mar. 2020.

CALDIN, C. F. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto das Ideias, 2010.

FONSECA, D. L. S.; SILVA JUNIOR, C. L. O projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”: um relato de experiência na fundação centro de controle de oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 26, n. 1, p. 1-14, jan./abr.,2021. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1774. Acesso em: 4 abr. 2023.

GRIEGER, L. R. A biblioterapia como disciplina nos cursos de graduação em Biblioteconomia em Instituições de Ensino Superior do Brasil: uma possibilidade. 2023, 180 f. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, 2013.

LIMA, D. de. Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz. 2012. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. As ciências do homem e a fenomenologia. In: MERLEU-PONTY. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990. p. 154-213.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SEIXAS, Cristiana. Biblioterapia e dança circular: ressonâncias espirais. In: SEIXAS, Cristiana. Quintais de biblioterapia: experiências na poética do cuidado. Niterói: Nome Próprio, 2020. p. 42-57.

OUAKNIN, M. Biblioterapia. Tradução: Nicolás Niymi Campanário. São Paulo: Loiola, 1996.

Publicado

26-04-2024

Como Citar

BARROS, A. C.; LAZZARIN, F. A.; ALENCAR, I. L. .; ALEXANDRE, J.; NUNES, katty A. S. .; FELIX, V. L. Entre Afetos: o impacto da biblioterapia na vida de universitários . Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/391. Acesso em: 18 jul. 2024.