Entre Afetos
o impacto da biblioterapia na vida de universitários
Palavras-chave:
Biblioterapia, Projeto entre Afetos, desenvolvimento pessoalResumo
Contextualiza as contribuições da biblioterapia e o seu papel no projeto Entre Afetos, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri, localizada no sul do Ceará e desenvolvido por docentes e discentes do curso de Biblioteconomia. Estabelece como pergunta norteadora, qual o impacto da biblioterapia na vida dos estudantes voluntários do projeto Entre Afetos? Tem como propósito compreender os efeitos desta prática na promoção do bem-estar emocional dos universitários. Apresenta, na fundamentação teórica, os aspectos conceituais, as tipologias, os benefícios e a importância da prática da biblioterapia como uma abordagem terapêutica. Possui, enquanto aspectos metodológicos, caráter descritivo, bibliográfico e qualitativo, em razão de que a pesquisa observa, registra e analisa os benefícios da biblioterapia para os estudantes participantes do projeto Entre Afetos, os quais foram coletados por meio de um questionário. Infere a influência dos afetos e das emoções despertados nos estudantes universitários através da biblioterapia e do projeto em tela, bem como concepção dos alunos sobre a prática da biblioterapia e a atuação da pessoa bibliotecária nesse eixo. Conclui o impacto positivo das práticas biblioterapeuticas na vida e no desenvolvimento pessoal dos participantes, ampliando suas experiências e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à prática bibliotecária.
Downloads
Referências
CALDIN, C. F. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 32-44, 2001. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/34376. Acesso em: 5 set. 2022.
CALDIN, C. F. Leitura e terapia. 2009, 216 f. Tese de doutorado (Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575 . Acesso em: 20 mar. 2020.
CALDIN, C. F. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto das Ideias, 2010.
FONSECA, D. L. S.; SILVA JUNIOR, C. L. O projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”: um relato de experiência na fundação centro de controle de oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 26, n. 1, p. 1-14, jan./abr.,2021. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1774. Acesso em: 4 abr. 2023.
GRIEGER, L. R. A biblioterapia como disciplina nos cursos de graduação em Biblioteconomia em Instituições de Ensino Superior do Brasil: uma possibilidade. 2023, 180 f. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, 2013.
LIMA, D. de. Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz. 2012. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MERLEAU-PONTY, M. As ciências do homem e a fenomenologia. In: MERLEU-PONTY. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990. p. 154-213.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SEIXAS, Cristiana. Biblioterapia e dança circular: ressonâncias espirais. In: SEIXAS, Cristiana. Quintais de biblioterapia: experiências na poética do cuidado. Niterói: Nome Próprio, 2020. p. 42-57.
OUAKNIN, M. Biblioterapia. Tradução: Nicolás Niymi Campanário. São Paulo: Loiola, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arysa Cabral Barros, Fabiana Aparecida Lazzarin, Ivina Lobo Alencar, Jucieldo Alexandre, katty Anne de Sousa Nunes, Vitória Lopes Felix

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.