Estágio de Docência na Pós-Graduação em Ciência da Informação
experiências e sentidos vivenciais na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico
Palavras-chave:
Estágio de Docência, Docência no Ensino Superior, Formação Docente na Pós-Graduação, Formação Stricto Sensu em Ciência da InformaçãoResumo
Estudo que objetiva relatar as experiências e os sentidos vivenciados no estágio de docência realizado na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Discute as contribuições da mediação pedagógica na referida atividade para a formação stricto sensu em Ciência da Informação, bem como as competências desenvolvidas e aspectos formativos conjugados no exercício do magistério superior por parte dos pós-graduandos em CI. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma pesquisa de campo, mediante imersão na realidade do estágio de docência, realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2023. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante e a técnica o relato de experiência. Discute mediação da informação e pedagógica no estágio de docência em diálogo com Gomes (2020), Rabello (2023), Castro e Almeida Júnior (2022), Ferreira e Santos Neto (2016), Paulo Freire (2019), Chaves e Cavalcante (2023), Fortunato, Araujo e Medeiros (2023), dentre outros. A partir das evidências afirma que o percurso de práticas e vivências no estágio de docência relatado e suas interfaces com o quadro teórico trabalhado neste estudo demonstra a contribuição dessa atividade para a formação dos pós-graduandos em CI, ao passo em que possibilita o exercício do magistério superior com o acompanhamento de um docente. Reconhece, a partir do que fora relatado, que o exercício da docência no Ensino Superior é desafiador, pois trata-se de um ambiente complexo e que demanda conhecimentos específicos e habilidades distintas daquelas consolidadas na graduação, sobretudo quando se trata de cursos bacharelados (Biblioteconomia, Arquivologia, dentre outros).
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