Ensino sobre documentação audiovisual na Arquivologia brasileira

Autores

  • Kalinka Brant da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0009-0007-0357-595X
  • Hildenise Ferreira Novo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

ensino, documentação adiovisual, Arquivologia Brasileira

Resumo

O tratamento da documentação audiovisual dado pelos profissionais da Ciência da Informação, à exemplo da Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia, por um longo tempo, se mostrou um desafio. Apesar de alguns avanços, os estudos no âmbito da Ciência da Informação e Arquivologia apontam para uma demanda por profissionais para lidar com essa documentação e a necessidade de proximidade com as áreas do cinema e linguística. No 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais que ocorreu na 18a Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais, em junho de 2023, na mesa temática que apresentou “iniciativas de mapeamentos audiovisuais”, a oscilação terminológica sobre os diferentes suportes audiovisuais foi mencionada como um problema por diferentes profissionais. Portanto, essa pesquisa, bibliográfica, documental e descritiva teve como objetivo verificar, por meio da análise das matrizes curriculares dos cursos de Arquivologia no Brasil, como o ensino sobre a documentação audiovisual vem sendo realizado. O levantamento demonstrou que sete cursos de Arquivologia ofertam disciplinas especificas com eixos temáticos relativos ao tratamento do documento audiovisual. No trabalho apresentado verificou-se que o ensino sobre a temática audiovisual na Arquivologia é fundamental para contribuir com o avanço das pesquisas, técnicas e procedimentos de tratamento para os arquivos audiovisuais.

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Publicado

24-04-2024

Como Citar

SILVA, K. B.; NOVO, H. F. Ensino sobre documentação audiovisual na Arquivologia brasileira. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/388. Acesso em: 18 jul. 2024.