Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Biblioteconomia da Unochapecó

Autores

  • Jéssica Bedin Unochapecó
  • Andréa de Almeida Leite Marocco Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-4868-1074

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.371

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas, Biblioteconomia

Resumo

O relato de experiência tem como objetivo conhecer as contribuições da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem no curso de Biblioteconomia da Unochapecó. No que tange à metodologia utilizou-se da análise documental, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), projeto de extensão curricularizada, plano de ensino do componente curricular, e dos documentos utilizados na construção da disciplina, bem como as avaliações realizadas pelos estudantes e pela representante da instituição parceira. No que tange aos resultados do trabalho é apresentada a organização da ABP, composta por três etapas: diagnóstico, hipóteses/investigação e relatório final; as dinâmicas utilizadas (diagnóstico com a ferramenta SWOT, leitura generosa, fichamento, construção dos manuais), materiais (vídeos, artigos, normas), além do relato sobre o seminário e trabalhos entregues pelos grupos, pôr fim a avaliação do componente. Conclui-se que a ABP possibilitou vivenciar uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso, ao aproximá-los do ambiente da biblioteca e dos desafios impostos na atuação do bibliotecário, no que tange à aplicação da normalização documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bedin, Unochapecó

Doutora e mestre em Ciência da Informação, especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialita em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atua como professora no curso de Biblioteconomia na Unochapecó. Bibliotecária CRB-14/1440.

Andréa de Almeida Leite Marocco, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Graduada em Direito (2005) e em Letras Português/Inglês (2002), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Direito Público (2009) e em Metodologia do Ensino de Línguas (Inglesa, Portuguesa e Espanhola). Especialista em Docência no Ensino Superior. Professora Titular da graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Advogada.

Referências

BARRETT, Terry; MOORE, Sarah M. New approaches to problem-based learning. New York: Routledge, 2011.

BEDIN, Jéssica; SANTOS, Hilario Junior dos. Mapa Mental da ABex. In: SANTOS, Hilario Junior dos; CECCHETTI, Elcio (orgs.). Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó, SC: Argos, 2021. Disponível em: https://editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/aprendizagem-baseada-em-experiencias-abex-fundamentos-teoricos-e-praticos--hilario-junior-dos-santos-elcio-cecchetti-orgs. Acesso em: 5 fev. 2023.

BIBLIOTECONOMIA. Unochapecó. Bibliotecas para um mundo melhor: ações do curso de Biblioteconomia (Projeto de Curricularização da Extensão). 2021.

BUFREM, Leilah Santiago; SAKAKIMA, Andréia Massamí. O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas. Transinformação, v. 15, p. 351-361, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/6qbtPRd5BKJxHx4s4RMYnjJ/?lang=pt. Acesso em: 15 dez, 2022.

FARIAS, Gabriella Belmont de. Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, p. 3-17, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/72141. Acesso em: 16 fev. 2023.

LEITE, Laurinda; ESTEVES, Esmeralda. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 8., 2005, Braga. Anais [...] CIED: Universidade do Minho, 2005. p. 1751-1768.

MAROCCO, Andréa de Almeida Leite; ZAMBARDA, Andréa Bencke; DICKMANN, Ivo. ABEx e metodologias ativas: possibilidades para maior engajamento dos estudantes. In: SANTOS, Hilario Junior dos; CECCHETTI, Elcio (orgs.). Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó, SC: Argos, 2021. Disponível em: https://editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/aprendizagem-baseada-em-experiencias-abex-fundamentos-teoricos-e-praticos--hilario-junior-dos-santos-elcio-cecchetti-orgs. Acesso em: 5 fev. 2023.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competências pedagógicas do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus, 2015.

PLANO DE ENSINO. Aprendizagem Baseada em Problemas VIII: Normalização documental. Biblioteconomia. Unochapecó. 2022

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; FONSECA RODRIGUES, Mara Eliane. Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da ANCIB e da BRAPCI. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 2, 2019. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A11%3A5213515/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A137790567&crl=c. Acesso em: 15 dez. 2022.

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; OLIVEIRA, Luisi Maria da Costa; MATOS, Elesbão de Oliveira. Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário: inovações no ensino de Gestão da Informação. REBECIN, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 82-96, jul./dez. 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/160694. Acesso em: 15 dez. 2022.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFCar, 2019.

SÍVERES, Luiz. Caminhos e encruzilhadas da universidade. Encruzilhadas da universidade particular: caminhos e possibilidades. Brasília: Universa, 2006. p. 79-96.

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, p. 182-200, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880. Acesso em: 04 maio 2021.

UNOCHAPECÓ. A instituição. 2023. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/. Acesso em 18 fev. 2023.

UNOCHAPECÓ. Projeto pedagógico do curso de graduação em Biblioteconomia (bacharelado) - modalidade Educação a Distância (EaD). 2022.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Competências essenciais para a formação e a atuação do bibliotecário. Revista Eletrônica da ABDF, v. 3, n. 2, p. 46-63, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/165974 . Acesso em: 18 fev. 2023.

Publicado

31-12-2023

Como Citar

BEDIN, J.; MAROCCO, A. de A. L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Biblioteconomia da Unochapecó. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–27, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.371. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/371. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência