Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Biblioteconomia da Unochapecó

Autores

  • Jéssica Bedin Unochapecó
  • Andréa de Almeida Leite Marocco Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-4868-1074

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.371

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas, Biblioteconomia

Resumo

O relato de experiência tem como objetivo conhecer as contribuições da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem no curso de Biblioteconomia da Unochapecó. No que tange à metodologia utilizou-se da análise documental, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), projeto de extensão curricularizada, plano de ensino do componente curricular, e dos documentos utilizados na construção da disciplina, bem como as avaliações realizadas pelos estudantes e pela representante da instituição parceira. No que tange aos resultados do trabalho é apresentada a organização da ABP, composta por três etapas: diagnóstico, hipóteses/investigação e relatório final; as dinâmicas utilizadas (diagnóstico com a ferramenta SWOT, leitura generosa, fichamento, construção dos manuais), materiais (vídeos, artigos, normas), além do relato sobre o seminário e trabalhos entregues pelos grupos, pôr fim a avaliação do componente. Conclui-se que a ABP possibilitou vivenciar uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso, ao aproximá-los do ambiente da biblioteca e dos desafios impostos na atuação do bibliotecário, no que tange à aplicação da normalização documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bedin, Unochapecó

Doutora e mestre em Ciência da Informação, especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialita em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atua como professora no curso de Biblioteconomia na Unochapecó. Bibliotecária CRB-14/1440.

Andréa de Almeida Leite Marocco, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Graduada em Direito (2005) e em Letras Português/Inglês (2002), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Direito Público (2009) e em Metodologia do Ensino de Línguas (Inglesa, Portuguesa e Espanhola). Especialista em Docência no Ensino Superior. Professora Titular da graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Advogada.

Referências

BARRETT, Terry; MOORE, Sarah M. New approaches to problem-based learning. New York: Routledge, 2011.

BEDIN, Jéssica; SANTOS, Hilario Junior dos. Mapa Mental da ABex. In: SANTOS, Hilario Junior dos; CECCHETTI, Elcio (orgs.). Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó, SC: Argos, 2021. Disponível em: https://editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/aprendizagem-baseada-em-experiencias-abex-fundamentos-teoricos-e-praticos--hilario-junior-dos-santos-elcio-cecchetti-orgs. Acesso em: 5 fev. 2023.

BIBLIOTECONOMIA. Unochapecó. Bibliotecas para um mundo melhor: ações do curso de Biblioteconomia (Projeto de Curricularização da Extensão). 2021.

BUFREM, Leilah Santiago; SAKAKIMA, Andréia Massamí. O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas. Transinformação, v. 15, p. 351-361, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/6qbtPRd5BKJxHx4s4RMYnjJ/?lang=pt. Acesso em: 15 dez, 2022.

FARIAS, Gabriella Belmont de. Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, p. 3-17, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/72141. Acesso em: 16 fev. 2023.

LEITE, Laurinda; ESTEVES, Esmeralda. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 8., 2005, Braga. Anais [...] CIED: Universidade do Minho, 2005. p. 1751-1768.

MAROCCO, Andréa de Almeida Leite; ZAMBARDA, Andréa Bencke; DICKMANN, Ivo. ABEx e metodologias ativas: possibilidades para maior engajamento dos estudantes. In: SANTOS, Hilario Junior dos; CECCHETTI, Elcio (orgs.). Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó, SC: Argos, 2021. Disponível em: https://editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/aprendizagem-baseada-em-experiencias-abex-fundamentos-teoricos-e-praticos--hilario-junior-dos-santos-elcio-cecchetti-orgs. Acesso em: 5 fev. 2023.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competências pedagógicas do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus, 2015.

PLANO DE ENSINO. Aprendizagem Baseada em Problemas VIII: Normalização documental. Biblioteconomia. Unochapecó. 2022

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; FONSECA RODRIGUES, Mara Eliane. Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da ANCIB e da BRAPCI. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 2, 2019. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A11%3A5213515/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A137790567&crl=c. Acesso em: 15 dez. 2022.

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; OLIVEIRA, Luisi Maria da Costa; MATOS, Elesbão de Oliveira. Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário: inovações no ensino de Gestão da Informação. REBECIN, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 82-96, jul./dez. 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/160694. Acesso em: 15 dez. 2022.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFCar, 2019.

SÍVERES, Luiz. Caminhos e encruzilhadas da universidade. Encruzilhadas da universidade particular: caminhos e possibilidades. Brasília: Universa, 2006. p. 79-96.

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, p. 182-200, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880. Acesso em: 04 maio 2021.

UNOCHAPECÓ. A instituição. 2023. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/. Acesso em 18 fev. 2023.

UNOCHAPECÓ. Projeto pedagógico do curso de graduação em Biblioteconomia (bacharelado) - modalidade Educação a Distância (EaD). 2022.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Competências essenciais para a formação e a atuação do bibliotecário. Revista Eletrônica da ABDF, v. 3, n. 2, p. 46-63, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/165974 . Acesso em: 18 fev. 2023.

Publicado

31-12-2023

Como Citar

BEDIN, Jéssica; MAROCCO, Andréa de Almeida Leite. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Biblioteconomia da Unochapecó. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–27, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.371. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/371. Acesso em: 6 set. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência