Arnulfo Trejo, pioneiro da educação bibliotecária para minorias sociais latinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.357

Palavras-chave:

library education, hispanic librarianship, latino librarianship, chicano librarianship, social minorities

Resumo

Arnulfo D. Trejo (1922-2002) foi um bibliotecário profissional mexicano-americano. Seu trabalho como professor universitário nas áreas de biblioteconomia é amplamente reconhecido nos Estados Unidos, mas não na Ibero-America. Com efeito, o ensino deste bibliotecário universitário no campo da biblioteconomia em geral e da biblioteconomia latina em particular projeta aspirações, ideias e práticas com uma visão fundacional, inovadora e reformista. O interesse desse professor pela educação bibliotecária no México é analisado através de sua dissertação de mestrado que apresentou na Kent State University, trabalho acadêmico desconhecido em nosso país. Pelo contrário, o trabalho deste professor emérito da Universidade do Arizona é valorizado como notável no âmbito da educação em biblioteconomia, especialmente no trabalho de ensino de biblioteconomia dedicado à formação de bibliotecários para atender diferentes minorias sociais, como pessoas de origem hispânica , origem latina e chicana no contexto dos EUA. Menciona-se também o livro que foi publicado em sua homenagem por ocasião de sua aposentadoria como professor da Universidade do Arizona. Também analisa a influência que teve a Trejo Foster Foundation for Hispanic Library Education, uma organização que ele fundou com o objetivo de patrocinar programas educacionais com a intenção de atender às necessidades das comunidades de ascendência hispânica.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

MENESES-TELLO, F. Arnulfo Trejo, pioneiro da educação bibliotecária para minorias sociais latinas. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 10, p. 01–46, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.357. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/357. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa