Humanidades digitais e o CImplifica

questões contemporâneas de informação.

Autores

  • Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Valquíria Monteiro da Cruz Jacob Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-7185-4340

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.343

Palavras-chave:

humanidades digitais, neodocumentação, mapas conceituais, interdisciplinaridade, Podcast Cimplifica

Resumo

O estudo das Humanidades Digitais está para a Ciência da Informação (CI), desde o início no século XX ligado ao contexto das transformações da informação com os tipos documentais, pioneiramente difundidos por Paul Otlet e Suzanne Briet. A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o papel das Humanidades Digitais (HDs) na CI a partir da plataforma de podcast CImplifica. Como objetivos específicos propomos discutir a área da Documentação, relacionada às Humanidades Digitais; mapear o panorama de pesquisa da CI; analisar as relações disciplinares no âmbito da CI. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, com análise da plataforma digital de podcast CImplifica. O CImplifica materializa as relações das HDs com a CI, a partir das características assentes na neodocumentação e do novo modelo de pós-custódia. Como instrumento para análise e melhor compressão dos objetivos específicos supracitados aplicamos os mapas conceituais (MC). Considera-se que a CI, a democratização da informação, sua produção e uso de formatos colaborativos fazem parte da cultura digital denominada HDs, e integra o modelo de pós-custódia, em que a informação é representada pela premissa revisitada de neodocumentais.

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Referências

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

MIRANDA, M. K. F. de O. .; JACOB, M. . V. M. da C. . Humanidades digitais e o CImplifica: questões contemporâneas de informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–13, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.343. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/343. Acesso em: 26 dez. 2024.