Boas práticas na formação de mediadores de leitura e os desafios do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.336Palavras-chave:
Mediação de leitura; Ensino de Biblioteconomia; Ensino Remoto; Extensão universitária.Resumo
Discussão sobre boas práticas desenvolvidas como processo metodológico na disciplina “Leitura e Formação de Leitores”, no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do ensino remoto, plataforma google meet e youtube, no período de pandemia da COVID 19, referente ao período 2020 a 2021. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o processo de formação de mediadores de leitura, construído em conjunto com os alunos da graduação, que se constituiu num processo criativo, considerando a necessidade de mudanças metodológicas, no que se refere a “novos” modos de ensinar e de aprender, a partir dos desafios impostos pelo modelo de ensino remoto, mas também impulsionou reinventar fazeres e saberes universitários, por meio de boas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto privilegiou-se o método dialógico e compartilhado no desenvolvimento das ações pedagógicas, por meio do planejamento das atividades de leitura e experiências de mediação que culminou com a realização da XII Semana de Monteiro Lobato e criação do Clube de Leitura, por meio de oficinas, mesas redondas e diálogos com especialistas da área de leitura e literatura. A realidade do processo de ensino e aprendizagem na universidade no período pandêmico resultou em mudanças significativas e desafiadoras, sobretudo em relação aos processos metodológicos, relação professor x aluno e aos usos social e crítico das tecnologias de informação e de comunicação, assim como um olhar atento sobre outras possibilidades de humanização por meio da leitura literária de diferentes gêneros textuais
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2016.
CURSO de Biblioteconomia abrirá amanhã, 15, a XII Semana de Monteiro Lobato, em transmissão pelo canal da Diretoria de Bibliotecas da UFMA no Youtube. Notícias, UFMA, São Luís. 14/04/2021. Disponível em:
XII SEMANA de Monteiro Lobato. Disponível em: https://youtu.be/nlsFBQDfewY. Acesso em: 16 abr. 2021.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 2001.
GRUPO de pesquisa realiza, nesta quinta-feira, roda de conversa Leituras e Livros. Notícias, UFMA, São Luís. 19/08/2021. Disponível em:
https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/grupo-de-pesquisa-realiza-roda-de-conversas-leituras-e-livros. Acesso em: 20 ago. 2021.
LANÇADO ontem, 24, o Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura, do Departamento de Biblioteconomia. Notícias, UFMA, São Luís. 25/06/2021. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/lancado-ontem-24-o-clube-de-leitura-do-grupo-de-pesquisa-do-departamento-de-biblioteconomia-da-ufma. Acesso em: 25 jun. 2021.
MORAN, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Uma pedagogia para os meios de comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 12, p. 77- 88, maio/ago.1998. (Entrevista publicada por Roseli Fígaro). Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360/39080. Acesso em: 23/04/2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Belo Horizonte: Ed. Artmed, 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Resolução nº 2.078-CONSEPE, 17 de julho de 2020. Regulamenta o Ensino Emergencial Remoto e/ou Híbrido na UFMA durante período de pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19)”. São Luís, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LEONEIDE MARIA BRITO MARTINS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.