Tecnologia assistiva e formação do bibliotecário (a)

um estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.326

Palavras-chave:

Biblioteconomia-ensino. Acessibilidade. Inclusão social. Tecnologia Assistiva.

Resumo

Este texto consiste em apresentar uma investigação sobre a presença da Tecnologia Assistiva (TA) e as possibilidades de inclusão social no percurso formativo dos bibliotecários e bibliotecárias. O objetivo é identificar a presença e a reflexão sobre TA no currículo do curso de graduação em Biblioteconomia. A metodologia adotada corresponde à pesquisa exploratória pautada nos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental. O universo da pesquisa é o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e parte-se da análise do seu projeto político pedagógico e da estrutura curricular. É evidente a marca da TA na estrutura curricular e no funcionamento desse curso. Conclui-se que, no âmbito da Biblioteconomia, já se contemplam iniciativas significativas, mas ainda é preciso que os cursos avancem e busquem medidas de enfrentamento para essa problemática.

 

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

MARINHO, R.; TEIXEIRA, C. M. de S. . Tecnologia assistiva e formação do bibliotecário (a): um estudo piloto . Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–11, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.326. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/326. Acesso em: 3 dez. 2024.