O ensino de política de indexação na graduação em Biblioteconomia
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Palavras-chave

Ensino de Biblioteconomia.
Organização da informação.
Indexação de assunto.

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, L. O ensino de política de indexação na graduação em Biblioteconomia: enlace teórico e prático. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 9, n. número especial, p. 1–15, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.325. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/325. Acesso em: 30 set. 2022.

Resumo

Trata da política de indexação no âmbito do ensino, entendida como elemento fundamental para o estabelecimento de diretrizes voltadas ao desenvolvimento da indexação de assunto, no suporte ao tratamento temático da informação, assim como enquanto núcleo conteudista presente nas graduações em Biblioteconomia, no âmbito da disciplina de Indexação e Resumos. Objetiva evidenciar o percurso formativo em política de indexação na graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, considerando o enlace teórico e prático adotado nessa consecução. Constitui pesquisa descritiva de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso com caráter narrativo de relato de experiência docente. Tem como locus de investigação o curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Depreende que a realidade formativa da Universidade Federal de Goiás, na área de indexação, explora o conteúdo de política de indexação a partir de um eixo descritivo de caracterização da unidade de informação, seu acervo e público-alvo e, de um eixo aplicado, contemplando nível de exaustividade, nível de especificidade, recuperação da informação, forma de atribuição dos termos, linguagem de indexação, forma de indexação, nível de colaboração e nível de combinação dos termos. Conclui-se que, no caso em estudo, a evidência formativa no tema parte de sua teorização e de sua constituição prática.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.325
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