O ensino de política de indexação na graduação em Biblioteconomia

enlace teórico e prático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.325

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia., Organização da informação., Indexação de assunto.

Resumo

Trata da política de indexação no âmbito do ensino, entendida como elemento fundamental para o estabelecimento de diretrizes voltadas ao desenvolvimento da indexação de assunto, no suporte ao tratamento temático da informação, assim como enquanto núcleo conteudista presente nas graduações em Biblioteconomia, no âmbito da disciplina de Indexação e Resumos. Objetiva evidenciar o percurso formativo em política de indexação na graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, considerando o enlace teórico e prático adotado nessa consecução. Constitui pesquisa descritiva de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso com caráter narrativo de relato de experiência docente. Tem como locus de investigação o curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Depreende que a realidade formativa da Universidade Federal de Goiás, na área de indexação, explora o conteúdo de política de indexação a partir de um eixo descritivo de caracterização da unidade de informação, seu acervo e público-alvo e, de um eixo aplicado, contemplando nível de exaustividade, nível de especificidade, recuperação da informação, forma de atribuição dos termos, linguagem de indexação, forma de indexação, nível de colaboração e nível de combinação dos termos. Conclui-se que, no caso em estudo, a evidência formativa no tema parte de sua teorização e de sua constituição prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

BRAZ, Márcia Ivo; CARVALHO, Evanise Souza de. Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. CBBD, 2017.

CHAUMIER, Jacques. Indexação: conceito, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n. 1/2, p. 63-79, jan./jun. 1988.

FERNANDES, Geni Chaves; PRUDENCIO, Dayanne da Silva. Política de indexação em bibliotecas cariocas: mapeamento exploratório. PontodeAcesso, Salvador, v. 9, n. 1, p. 122-142, abr. 2015.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; GIL LEIVA, Isidoro. Política de indexação na América Latina. Ibersid, Zaragoza, v. 3, p. 155-162, 2009.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; SANTOS, Luciana Beatriz Piovezan dos. Política de indexação em bibliotecas universitárias: estudo diagnóstico e analítico com pesquisa participante. TransInformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 59-76, jan./abr. 2016.

GARCIA, Valdenise César; REDIGOLO, Franciele Marques; BARROS, Thiago Henrique Bragato; MORAES, João Batista Ernesto de. Política de indexação e seus sentidos: um estudo a partir da análise do discurso. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 1, p. 169-189, jan./abr. 2019.

GOMES, Rainner Finelli; LIMA, Gercina Ângela de. Importância da política de indexação para as unidades de informação: uma revisão sistemática da literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 210-236, jan./mar. 2021.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Políticas de análisis y representación de contenido para la gestión del conocimiento en las organizaciones. Scire, Zaragoza, v. 6, n. 2, p. 49-58, jul./dic. 2000.

JESUS, Rafaela Cristina de; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação e ética: uma análise de valores éticos em manuais de política de indexação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 10, n. 1, p. 96-112, maio/ago. 2019.

MARINHO, Raimunda Ramos. Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 2, n. 3, p. 141-170, set./dez. 2019.

PROJETO Político Pedagógico - Biblioteconomia. Universidade Federal de Goiás, 2016.

RUBI, Milena Polsinelli. Os princípios da política de indexação na análise de assunto para catalogação: especificidade, exaustividade, revocação e precisão na perspectiva dos catalogadores e usuários. In: FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; BOCCATO, Vera Regina Casari; RUBI, Milena Polsinelli; GONÇALVES, Maria Carolina (org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2009. p. 81-93.

RUBI, Milena Polsinelli; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Elementos de política de indexação em manuais de indexação de sistemas de informação especializados. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 66-77, jan./jun. 2003.

SANTOS, Francisco Edvander Pires; MARTINS, Guaracy Araújo Santiago; ARAÚJO, Irlana Mendes de; LIMA, Juliana Soares; FEITOSA, Kalline Yasmin Soares; PEIXOTO, Laninelvia Mesquita de Deus; MAIA, Osvaldênia Maria Lucena. Planejamento e elaboração de uma política de indexação para bibliotecas universitárias: um estudo realizado a partir da análise da indexação e da recuperação da informação em catálogo online. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 3, p. 226-237, jul./set. 2016.

TOLARE, Jéssica Beatriz; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’Evedove. Política de indexação no contexto da biblioteca pública: pesquisa etnográfica com observação participante e protocolo verbal individual. Complexitas – Revista de Filosofia Temática, Belém, v. 3, n. 1, p. 100-109, jan./jun. 2018.

VIEIRA, Sara da Cruz; OLIVEIRA, Lais Pereira de; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Política de indexação na prática: a dinâmica de planejamento e constituição atrelada ao ensino em Biblioteconomia. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, 2020.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, L. O ensino de política de indexação na graduação em Biblioteconomia: enlace teórico e prático. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–15, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.325. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/325. Acesso em: 26 abr. 2024.