Núcleos conteudistas nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Centro-Oeste brasileiro
abordagem sobre a área de organização da informação
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.324Palavras-chave:
Ensino de Biblioteconomia., Conteúdos curriculares., Organização da informação.Resumo
Aborda a área de organização da informação sob a perspectiva formativa, considerando o caráter do ensino estabelecido nesse âmbito, junto às graduações em Biblioteconomia no Brasil. Reconhece, nesse sentido, a evidência da organização da informação enquanto eixo de ensino específico na graduação bibliotecária. Objetiva delinear o núcleo conteudista em organização da informação, oriundo dos cursos de Biblioteconomia do Centro-Oeste brasileiro. Constitui pesquisa descritiva, quali-quantitativa e documental, com plano amostral sobre três universidades públicas federais do Centro-Oeste do Brasil e plano de coleta prioritário sobre os projetos pedagógicos de tais instituições, consubstanciado por desenho analítico sobre os ementários das disciplinas. Demonstra que o núcleo conteudista em organização da informação congrega um caráter de formação amplamente tecnicista, pautado nos instrumentos que apoiam o trabalho bibliotecário de representação descritiva e temática da informação, além de se destacar entre os demais eixos de ensino no que se refere ao quantitativo de disciplinas ofertadas nesse âmbito. Conclui-se que a formação bibliotecária em organização da informação, como configurada no Centro-Oeste brasileiro, é pragmática e expressiva.
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