A importância do Ensino de Libras para Graduandos em Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.318

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Biblioteconomia Social. Cidadania. Inclusão. Libras.

Resumo

Este trabalho objetivou relatar a importância da obrigatoriedade da disciplina de Libras para estudantes do bacharelado em Biblioteconomia, como forma de desenvolvimento de competências que visam ao atendimento aos usuários surdos em suas unidades de informação. Relata por meio de revisão de literatura no âmbito da Pedagogia e de Biblioteconomia que tal disciplina é imprescindível, de fator inclusivo e comunicacional para aqueles que deles utilizam. Ressalta o caráter social da Biblioteconomia que tem como objetivo fomentar o acesso aos bens culturais e a promoção da cidadania àqueles que em muitos momentos são invisíveis socialmente. Mapeia, relata e destaca as universidades federais brasileiras que dispõe de tal disciplina nos cursos de graduação, enfatizando as que oferecem a disciplina como obrigatória. Recomenda e justifica a necessidade urgente da inserção desta disciplina como componente obrigatório nos currículos dos bacharelados em  biblioteconomia, pois os bibliotecários, por meio do seu trabalho, fazem parte da equipe que atua como agente educador, seja em bibliotecas escolares, universitárias ou públicas. Evidencia a atuação do bibliotecário (a) como um profissional que promove a transformação social por meio do seu trabalho de promoção à leitura, ao acesso ao livro e informações, como componentes indispensáveis para efetivação da cidadania a todos que dela necessitem.

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

SOUZA, C. B. dos S. de . A importância do Ensino de Libras para Graduandos em Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–10, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.318. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/318. Acesso em: 5 nov. 2024.