Trabalhos de conclusão de curso e a pesquisa na universidade

reflexões a partir do Concurso TCC Abecin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.307

Palavras-chave:

Concurso TCC Abecin, Trabalho de conclusão de curso, Pesquisa científica

Resumo

Visa apresentar aspectos dos trabalhos premiados pelo Concurso TCC Abecin. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, documental e de abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) e identificou 55 trabalhos agraciados com a premiação. Para a análise documental, estabeleceu-se os indicadores autor da pesquisa (se foi bolsista durante a graduação) e o indicador trabalho monográfico (palavras-chave e disponibilidade na internet). Dentre os autores, 29,5% foram bolsistas de iniciação científica durante a graduação. Sobre as palavras-chave, constatou-se a predominância dos termos gerais característicos da área “Biblioteconomia”, “Informação”, “Dados” e “Social”. Quanto à disponibilidade, 69% dos trabalhos estão disponíveis para acesso na internet, fortalecendo os debates sobre a importância da preservação digital e memória institucional. Considera-se este estudo como uma breve apresentação de aspectos relacionados aos autores e dos trabalhos premiados, no entanto, sem esgotar as possibilidades de investigação, uma vez que existem uma série de outros indicadores que podem ser ampliados para traçar um panorama mais detalhado e robusto destes estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Pereira Batista, Universidade Federal do Ceará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Francisca Clotilde de Andrade Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Referências

ALMEIDA, M. S. C. Os trabalhos de conclusão de curso e a contribuição para a produção do conhecimento científico no ensino do direito. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 15., 2006, Manaus. Anais [...]. Manaus: UEA, 2006. Disponível em:

http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/manaus/ensino_jur_maria_s_cruz_de_almeida.pdf. Acesso em: 6 set. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Concurso TCC 2020. São Cristóvão, 2020a. Disponível em: https://abecin.org.br/concurso-tcc-2020/. Acesso em: 9 jul. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento Concurso TCC ABECIN – 2020. São Cristóvão, 2020b. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Regulamento-TCC-2020.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.

GARCIA JUNIOR, E. F.; MEDEIROS, S.; AUGUSTA, C. Análise documental: uma metodologia da pesquisa para a Ciência da Informação. Revista Temática, João Pessoa, v. 13, n. 7, p. 138-150, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/35383/18042. Acesso em: 6 set. 2020.

GOMES, H. F.; JESUS, I. P.; SANTOS, R. R. Iniciação científica como dispositivo para o desenvolvimento de competências em informação e da mediação consciente da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 1, p. 1-20, mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47582/29715. Acesso em: 6 set. 2020.

GONÇALVES FILHO, A. M.; NORONHA, D. P. Panorama temático de trabalhos de conclusão de Curso de Biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, p. 59-70, abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862004000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 jul. 2020.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Publicado

20-06-2022

Como Citar

BATISTA, A. P.; MAIA, F. C. de A. Trabalhos de conclusão de curso e a pesquisa na universidade: reflexões a partir do Concurso TCC Abecin. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, n. número especial, p. 1–15, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.307. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/307. Acesso em: 3 dez. 2024.