Estratégia de aprendizagem colaborativa com salas simultâneas no google meet
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.306Palavras-chave:
Estratégia de Aprendizagem. Aprendizagem Colaborativa. Google Meet.Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram as principais ferramentas utilizadas durante a Pandemia nas estratégias de ensino remotas, diante da impossibilidade de aulas presenciais. Nesse contexto de isolamento social, as ferramentas Google, tais como Google Meet, Google Forms, entre outras, foram muito utilizadas. O presente trabalho consiste no relato da experiência vivenciada pelos cinco autores, os quais, de forma colaborativa e remota, planejaram e produziram uma oficina on-line, a qual foi ministrada por eles em um evento internacional da área da Ciência da Informação. A oficina teve como objetivo capacitar os participantes para a produção colaborativa de recursos didáticos em formato digital. Para tanto, após uma explanação inicial, os participantes foram divididos em grupos por meio das breakout rooms do Google Meet, sendo cada uma das salas moderada por um facilitador diferente. Cada grupo aprendeu a utilizar uma ferramenta diversa (Canva, PowerPoint on-line, Google Forms e Google Sites), e ao final apresentou o recurso por eles desenvolvido. A experiência foi considerada exitosa tanto pelos participantes quanto pelos facilitadores. A estratégia de facilitação com uso de metodologia ativa e construcionista foi viabilizada pelas breakout rooms do Google Meet, permitindo que várias ferramentas fossem exploradas simultaneamente pelos grupos participantes da oficina. Entretanto, os participantes lamentaram o pouco tempo disponível para experienciar as ferramentas utilizadas pelos outros grupos.
Downloads
Referências
CANÊDO, Karina; CANADO, Valdir. Guia facilitação remota: como criar uma jornada de facilitação que faça sentido em espaços virtuais? [S.l.]: Escola Nacional de Administração Pública, 2020.
ELMÔR FILHO, Gabriel et al. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação: Rio de Janeiro: LTC, 2019.
NÓBREGA, Paula Pinheiro da; DAVID, Priscila Barros; SILVA, Andrea Soares Rocha da. Sala de aula invertida e fatores intervenientes da aprendizagem: experiência em uma instituição federal de ensino superior com uma turma de alunos de graduação. Revista Paidéi@, v. 10, n 18, p. 1-30, jul. 2018. Disponível em:
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/853/838. Acesso em: 14 dez. 2021.
ROSARIO, Cintya Lopes do. Sala-ambiente: espaço de interação e práticas pedagógicas inovadoras. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., 2012, [S.l.]. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2014.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALAS, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: SARTORI, Ademilde et al. Ciência, inovação e ética: tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento. Curitiba: SENAR, 2014. 412 p. p. 91-126.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andréa Soares Rocha da Silva, Fábio Araújo Bezerra, Paula Pinheiro da Nóbrega, Francisco Elísio Barbosa de Oliveira, Danielle Magalhães Rodrigues, Marilia Clara Farias Barros, Adara Moura Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.