A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.304Palavras-chave:
Boas práticas, Mediação da informação, Curadoria de conteúdo, Cibermetria, WebometriaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de curadoria de conteúdo e de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanais nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e em site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É apresentado também as métricas aplicadas nas redes sociais (cibermetria) e no site do projeto (webometria) como forma de demonstrar o engajamento informacional dos usuários no tocante ao acesso e uso das informações que são disponibilizadas. Conclui que o acesso à informação é primordial para o reconhecimento das boas práticas e que o projeto em questão pode servir de inspiração para bibliotecários, favorecendo a concretização de uma Biblioteconomia mais engajada e atuante.
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