Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário

uma abordagem metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.292

Palavras-chave:

Conhecimento Crítico; Gestão do Conhecimento; Metodologia; Biblioteconomia.

Resumo

Apresenta a composição de uma metodologia para o mapeamento do conhecimento crítico necessário à formação do profissional bibliotecário sob o ponto de vista dos docentes e egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Tal metodologia se baseia nos preceitos da Gestão do Conhecimento adaptando suas estratégias ao ambiente acadêmico. Para isto, a metodologia foi elaborada em duas etapas, a primeira com o estudo e composição dos instrumentos aplicados aos discentes e egressos apresentando questões abertas e fechadas de múltipla escolha, levando em consideração as disciplinas e conteúdos apresentados no Projeto Pedagógico do Curso da Universidade, mas também distribuídas em eixos temáticos apontados pelos trabalhos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Na segunda etapa compreendeu a aplicação dos pré-testes para validação dos instrumentos e a submissão da pesquisa ao Comitê de Ética da Instituição. O resultado descreve uma metodologia capaz de estudar e identificar o conhecimento crítico, aplicado ao ambiente educacional visando contribuir para a discussão de um projeto de formação profissional que contemple este conjunto de conhecimentos necessários à formação do bibliotecário.

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Biografia do Autor

Celia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Mestre em Ciência da Informação (PUC/Campinas). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (UFSC/ PGCIN). Mestre em Ciência da Informação (UFSC/ PGCIN). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT). Mestre em Ciência da Comunicação (UFAM). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

SIMONETTI BARBALHO, C. R.; INOMATA, D. O.; FERNANDES, T. B. Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário: uma abordagem metodológica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, p. 1–26, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.292. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa