Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário
uma abordagem metodológica
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.292Palavras-chave:
Conhecimento Crítico; Gestão do Conhecimento; Metodologia; Biblioteconomia.Resumo
Apresenta a composição de uma metodologia para o mapeamento do conhecimento crítico necessário à formação do profissional bibliotecário sob o ponto de vista dos docentes e egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Tal metodologia se baseia nos preceitos da Gestão do Conhecimento adaptando suas estratégias ao ambiente acadêmico. Para isto, a metodologia foi elaborada em duas etapas, a primeira com o estudo e composição dos instrumentos aplicados aos discentes e egressos apresentando questões abertas e fechadas de múltipla escolha, levando em consideração as disciplinas e conteúdos apresentados no Projeto Pedagógico do Curso da Universidade, mas também distribuídas em eixos temáticos apontados pelos trabalhos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Na segunda etapa compreendeu a aplicação dos pré-testes para validação dos instrumentos e a submissão da pesquisa ao Comitê de Ética da Instituição. O resultado descreve uma metodologia capaz de estudar e identificar o conhecimento crítico, aplicado ao ambiente educacional visando contribuir para a discussão de um projeto de formação profissional que contemple este conjunto de conhecimentos necessários à formação do bibliotecário.
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