Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário

uma abordagem metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.292

Palavras-chave:

Conhecimento Crítico; Gestão do Conhecimento; Metodologia; Biblioteconomia.

Resumo

Apresenta a composição de uma metodologia para o mapeamento do conhecimento crítico necessário à formação do profissional bibliotecário sob o ponto de vista dos docentes e egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Tal metodologia se baseia nos preceitos da Gestão do Conhecimento adaptando suas estratégias ao ambiente acadêmico. Para isto, a metodologia foi elaborada em duas etapas, a primeira com o estudo e composição dos instrumentos aplicados aos discentes e egressos apresentando questões abertas e fechadas de múltipla escolha, levando em consideração as disciplinas e conteúdos apresentados no Projeto Pedagógico do Curso da Universidade, mas também distribuídas em eixos temáticos apontados pelos trabalhos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Na segunda etapa compreendeu a aplicação dos pré-testes para validação dos instrumentos e a submissão da pesquisa ao Comitê de Ética da Instituição. O resultado descreve uma metodologia capaz de estudar e identificar o conhecimento crítico, aplicado ao ambiente educacional visando contribuir para a discussão de um projeto de formação profissional que contemple este conjunto de conhecimentos necessários à formação do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Mestre em Ciência da Informação (PUC/Campinas). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (UFSC/ PGCIN). Mestre em Ciência da Informação (UFSC/ PGCIN). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT). Mestre em Ciência da Comunicação (UFAM). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

Referências

ABECIN. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e ressignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação – 2001. São Paulo, 2001. 29p. (Documentos ABECIN, 1).

ALVES, L. et al. Identificando Características de Organizações Intensivas em Conhecimento em Universidades: Um Estudo de Caso nas Instituições do Sistema ACAFE de Santa Catarina-Brasil. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, 8., 2008, Asunción, Paraguay. Anais [...]. Florianópolis: INPEAU, 2008. v. 1. p. 235-249.

ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION - APO. APO knowledge management tools and techniques manual. Tokyo: APO, 2020.

BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 2012.


BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Aberta do Brasil. Ministério da Educação. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. 2. ed. Brasília: Capes: Uab, 2017. 62p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/uab/mais-sobre-o-sistema-uab/cursos-nacionais-do-sistema-universidade-aberta-do-brasil/bibead. Acesso em: 12 maio 2020.

CEPEDA-CARRION, I. et al. Critical processes of knowledge management: an approach toward the creation of customer value. European Research On Management And Business Economics, v. 23, n. 1, p. 1-7, Jan. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.iedeen.2016.03.001.

CUGINI, A.; MICHELON, G.; PILONATO, S. Performance measurement in academic departments: the strategy map approach. Public Money & Management, v. 31, n. 4, p. 271-278, 2011.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. São Paulo: Publifolha, 1998.

DRUCKER, P. F. A prática da administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1999.

ERMINE, J.-L.; BOUGHZALA, I.; TOUNKARA, T. Critical knowledge map as a decision tool for knowledge transfer actions. Electronic Journal of Knowledge Management, v. 4, n. 2, p. 129-140, 2006.

JURADO, G. R. R. Construcción de mapas de conocimiento en las universidades. Revista institucional UPB, v. 53, n. 153, p. 65-78, 2013.
GARCIA, C. L. S.; VALENTIM, M. Gestão do conhecimento em universidades: uma proposta de mapeamento conceitual para o departamento de ciência da informação da universidade estadual paulista. In. SECIN – SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2009, Londrina. Anais […]. Londrina: UEL, 2009.
GRUNDSTEIN, M.; ROSENTHAL-SABROUX, C. A Process modeling approach to identify and locate crucial knowledge. In: WORLD MULTI-CONFERENCE ON SYSTEMICS, CYBERNETICS AND, INFORMATICS, 12., 2008, Orlando, Florida. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2008. p. 49-54.
HOMMERDING, N.; VERGUEIRO, W. Profissionais da informação e o mapeamento do conhecimento nas organizações: o caso da KPMG Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2004.
HUANG, S.; CUMMINGS, J. N. When critical knowledge is most critical: centralization in knowledge-intensive teams. Small Group Research, v. 42, n. 6, p. 669-699, 2011.
INOMATA, D. O. et al. Mapeamento dos conhecimentos críticos e da produção científica do GT4 da ANCIB: um olhar prospectivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019.
MARTINELLI, S. G. et al. Gestão do Conhecimento científico em universidades: mapeamento dos processos de desenvolvimento de projetos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 17., 2017, Mar del Plata, Argentina. Anais […]. Mar del Plata: UNMP; Florianópolis: UFSC, 2017.
NONAKA, I.; TOYAMA, R.; KONNO, N. SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long Range Planning, v. 33, n. 1, p. 5-34, Feb. 2000.
PEREIRA, C. A; PEREIRA, N. S. P; MONTEIRO, R. P. Mapeamento conceitual do Balanced Scorecard no ensino superior. Revista Capital Científico-Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 10-27, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/2304639
79.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.
PEREIRA, M. et al. Gestão acadêmica e administrativa universitária empreendedora. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11., 2011, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2011.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
ROWLEY, J. Is higher education ready for knowledge management? International Journal of Educational Management, v. 14, n. 7, p. 325-333, Jan. 2000.
SCHLESINGER, C. C. B. et al. Gestão do conhecimento da administração pública. Curitiba: Instituto Municipal de Administração Pública, 2008.
SOUZA, I. M. Empreendedorismo na Gestão Universitária. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, 8., 2008, Asunción, Paraguay. Anais [...] Florianópolis: INPEAU, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/61475/Empreendedorismo%
20na%20Gest%C3%A3o%20Universit%C3%A1ria.pdf?sequence=1. Acesso em: 05 out. 2021.

Publicado

31-12-2021

Como Citar

SIMONETTI BARBALHO, C. R.; INOMATA, D. O.; FERNANDES, T. B. Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário: uma abordagem metodológica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, p. 1–26, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.292. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa