Princípios educacionais de Paulo Freire na docência universitária em Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.286

Palavras-chave:

Docência universitária, Graduação em Biblioteconomia, Estratégias pedagógicas, Princípios de Paulo Freire, Princípios humanos

Resumo

A docência universitária exercita na Graduação em Biblioteconomia requer um conjunto de habilidades técnico-pedagógicas, das quais muitas delas nem sempre são exploradas durante a formação inicial do docente, sobretudo as de cunho pedagógico. Esse contexto problematiza a necessidade do fazer docente considerar princípios educacionais, de modo a fortalecer o ensino-aprendizagem requerido no percurso formativo do bibliotecário. Partindo do pressuposto de que as práticas educativas assumiram novos rumos a partir do legado constituído pelo educador Paulo Freire, faz-se necessário identificar a aplicação dos princípios postulados por esse autor no fazer do docente de Biblioteconomia, sendo esse o principal objetivo deste estudo. Além disso, o estudo apresenta o panorama da prática docente no curso de Graduação em Biblioteconomia; sistematiza os princípios freireanos e as atitudes a eles vinculadas; e correlaciona esses princípios com as práticas pedagógicas que permeiam os cursos de formação do bibliotecário. De natureza qualitativa, o estudo recorre à pesquisa bibliográfica, mediante a consulta a artigos publicados sobre docência em Biblioteconomia, e à análise de conteúdo, a fim de sintetizar as propostas freireanas, que revelam novos caminhos para a educação. Os resultados indicaram que a prática docente recorre aos princípios humanos e sociais, não sendo explorados os princípios democráticos. Por essas evidências, conclui-se acerca da necessidade da adoção de estratégias pedagógicas que possibilitem uma educação mais crítica, emancipatória e interventiva, de modo a encorajar o bibliotecário ao exercício profissional e fortalecer o reconhecimento e atuação da Biblioteconomia na sociedade.

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

SANTA ANNA, J. Princípios educacionais de Paulo Freire na docência universitária em Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, p. 1–34, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.286. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/286. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa