Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de Biblioteconomia

Autores

  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Teorias de Aprendizagem, Biblioteconomia, Ensino Superior, Práticas Pedagógicas, Planejamento Didático.

Resumo

Ao se adentrar no campo da aprendizagem, obrigatoriamente, é preciso passar pelos teóricos e teorias da aprendizagem. As reflexões sobre as teorias descritas ao longo do artigo são indicadas sem a pretensão de esgotar os temas envolvidos. Delineou-se como objetivo a reflexão acerca das teorias da aprendizagem, a fim de contribuir com subsídios teórico-conceituais à prática docente no ensino de Biblioteconomia. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com intuito de obter subsídio sobre o estado da arte do conhecimento sobre as teorias da aprendizagem e as práticas pedagógicas. Observa-se que a sala de aula deve ser considerada espaço intersubjetivo, pois os alunos e docentes além de compartilharem o espaço físico, compartilham o conhecimento de modo coletivo. Nesse sentido, é possível considerar que o processo de ensino-aprendizagem é substancialmente subjetivo. Evidencia-se a necessidade de os docentes dos cursos de Biblioteconomia aprenderem a produzir conhecimento novo com origem em uma das concepções das teorias da aprendizagem ou de seu conjunto, para que possa aplicá-lo a uma necessidade específica, na resolução de problemas, na tomada de decisão ou buscando o aprendizado contínuo, desenvolvendo competências que objetivem conhecer e usufruir das diversas práticas pedagógicas.

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

FARIAS, G. B. de. Teorias de aprendizagem aplicáveis ao ensino de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 3–17, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/28. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa