Tendências da abordagem sobre Gestão da Informação e do Conhecimento nos currículos dos cursos de Biblioteconomia

Autores

  • José Domingos Padilha Neto Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-9338-5357
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.275

Palavras-chave:

Gestão da Informação e do Conhecimento., Gestão da Informação., Gestão do Conhecimento., Currículo de Biblioteconomia., Educação em Biblioteconomia.

Resumo

Discute a formação curricular do curso de Biblioteconomia com enfoque voltado para a Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, se utilizando da análise das abordagens e tendências de conteúdos destas disciplinas. Ressalta a importância da formação acadêmica em Biblioteconomia abastecida por disciplinas que promovam a formação de conhecimentos sobre a gestão de informações e conhecimentos para desempenho profissional. Possui a seguinte questão problema: quais são as abordagens e tendências da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento apresentadas nos currículos dos cursos de Biblioteconomia? Objetiva apresentar as tendências nas abordagens da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento nos currículos dos Cursos de Biblioteconomia no Brasil. Corresponde a um estudo de nível exploratório-descritivo e ressaltam-se como dimensões teóricas, a reflexão sobre os currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil por meio da análise de conteúdo. Descobre as principais abordagens de conteúdos e as tendências da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento nos currículos de Biblioteconomia. Propõe aos cursos de Biblioteconomia a adoção das disciplinas Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como ferramentas curriculares eficazes para a formação de conhecimentos essenciais, nos discentes deste curso, acerca da sua futura responsabilidade enquanto gestores.

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Biografia do Autor

José Domingos Padilha Neto, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

DOMINGOS PADILHA NETO, J.; NÓBREGA DUARTE, E. Tendências da abordagem sobre Gestão da Informação e do Conhecimento nos currículos dos cursos de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.275. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/275. Acesso em: 29 mar. 2024.