Tendências da abordagem sobre Gestão da Informação e do Conhecimento nos currículos dos cursos de Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.275Palavras-chave:
Gestão da Informação e do Conhecimento., Gestão da Informação., Gestão do Conhecimento., Currículo de Biblioteconomia., Educação em Biblioteconomia.Resumo
Discute a formação curricular do curso de Biblioteconomia com enfoque voltado para a Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, se utilizando da análise das abordagens e tendências de conteúdos destas disciplinas. Ressalta a importância da formação acadêmica em Biblioteconomia abastecida por disciplinas que promovam a formação de conhecimentos sobre a gestão de informações e conhecimentos para desempenho profissional. Possui a seguinte questão problema: quais são as abordagens e tendências da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento apresentadas nos currículos dos cursos de Biblioteconomia? Objetiva apresentar as tendências nas abordagens da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento nos currículos dos Cursos de Biblioteconomia no Brasil. Corresponde a um estudo de nível exploratório-descritivo e ressaltam-se como dimensões teóricas, a reflexão sobre os currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil por meio da análise de conteúdo. Descobre as principais abordagens de conteúdos e as tendências da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento nos currículos de Biblioteconomia. Propõe aos cursos de Biblioteconomia a adoção das disciplinas Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como ferramentas curriculares eficazes para a formação de conhecimentos essenciais, nos discentes deste curso, acerca da sua futura responsabilidade enquanto gestores.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior e-MEC. 2017. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2021.
CORRÊA, E.C.D. Gestão de estoques de Informação: novos termos e novas posturas para um novo contexto. São Paulo: FEBAB, 2016.
FERREIRA, D. T. Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 42-49, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1018/1073. Acesso em: 15 abr. de 2016.
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
PACHECO, F. F. Gestão do Conhecimento: justificativa, conceito e práticas. Curitiba: PUCPR, 2002.
SOUZA, E. D.; DIAS, E. J. W.; NASSIF, M. E. A gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação: perspectivas Teóricas e Práticas Organizacionais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.21, n.1, p. 55-70, jan./abr. 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/92901. Acesso em: 15 abr. 2021.
VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=88. Acesso em: 12 abr. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.