Sistema de arquivos em universidades públicas
PDF
HTML
XML

Palavras-chave

Arquivologia
Gestão de Documentos
Sistema de Arquivos
Arquivos Universitários

Como Citar

Emerick , L., & Moreira dos Santos Schmidt , C. (2021). Sistema de arquivos em universidades públicas . Revista Brasileira De Educação Em Ciência Da Informação, 8. https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.269

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada em 2018 e apresentada como monografia de conclusão do curso de arquivologia na Universidade Federal Fluminense. Tem como finalidade apresentar a noção de sistema de arquivos no contexto da gestão de documentos em universidades públicas, tendo em vista a necessidade de pensar novos modelos para que tal gestão ocorra de forma mais eficiente e integrada entre todos os setores de uma mesma instituição produtora de documentos, com um órgão central emanando normas e diretrizes comuns a toda instituição. Este trabalho inicia com uma breve revisão de literatura acerca dos conceitos básicos de sistema de arquivos, partindo para a pesquisa documental sobre as estruturas arquivísticas e os sistemas de arquivos da Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de São Paulo. Analisamos os arquivos centrais e sistemas de arquivos das referidas universidades, a respeito dos objetivos, finalidades, estrutura, instrumentos de gestão e documentos de apoio. A metodologia utilizada consiste na análise dos sites, normas, regulamentos, resoluções, anuários estatísticos e outros documentos referentes às universidades em questão. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a preocupação das universidades com a gestão de seus documentos, sendo estas pensadas de forma a integrar todos os seus setores produtores e mantenedores de arquivos.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.269
PDF
HTML
XML

Referências

ARQUIVO GERAL DA USP. Histórico. Disponível em: https://sites.usp.br/arquivogeral/?page_id=307. Acesso em: 19 abr. 2021.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. p.27-100. (Publicações técnicas, 51).

DEPARTAMENTO DE ARQUIVO GERAL. Manual de normas e procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo na UFSM. Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/400/2018/10/Manual_Protocolo_2017-1.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Resolução do Conselho Universitário N.0039/2014. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.arquivocentral.unb.br/images/documentos/Resolucao_criacao_saunb_29dez2014.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Portaria GR nº 3989, de 26 de maio de 2008. Disponível em: http://www.leginf.usp.br/?portaria=portaria-gr-no-3989-26-de-maio-de-2008. Acesso em: 19 abr. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.Resolução N. 009 de 02 de maio de 2012. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=5253134. Acesso em: 19 abr. 2021.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.