Formação do bibliotecário brasileiro no contexto da competência em dados
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.264Palavras-chave:
Formação do bibliotecário, Competência em informação, Competência em dados, Gestão de dados de pesquisa, Dados de pesquisaResumo
Propõe estudar a formação dos bibliotecários na graduação em nível nacional nos aspectos relacionados à competência em informação e à gestão de dados de pesquisa. Para tal, serão abordados no referencial teórico a relação entre a competência em informação e a competência em dados de pesquisa. Utiliza como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa, realizada a partir de um método exploratório e descritivo. Apresenta a coleta de dados elaborada em buscas no site do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC) para verificação dos cursos de Biblioteconomia, que em suas ementas, promovem o uso da competência em informação relacionada aos processos da gestão de dados de pesquisa. Apresenta como principais resultados que a competência em informação e a gestão de dados de pesquisa são temas incipientes na formação inicial do bibliotecário brasileiro. Conclui que a competência em dados, um ramo da competência em informação, no ensino de graduação, pode projetar as práticas biblioteconômicas para atender as necessidades dos pesquisadores quanto às etapas que envolvem a gestão de dados de pesquisa.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 17 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior: cadastro e-MEC. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2019.
BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science, Nova Jersey, v. 45, n. 5, p. 351-360, 1991.
CALZADA PRADO, J.; MARZAL, M. A. Incorporating data literacy into information literacy programs: core competencies and contents. Libri, [s. l.], v. 63, n. 2, p. 123-134, 2013. DOI: https://doi.org/10.1515/libri-2013-0010.
CARLSON, J. R. et al. Determining data information literacy needs: a study of students and research faculty. Libraries and the Academy, Baltimore, v. 11, n. 2, p. 629-657, 2011.
CARLSON, J. R. et al. Developing an approach for data management education: a report from the data information literacy project. International Journal of Digital Curation, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 204–217, 2013. DOI: 10.2218/ijdc.v8i1.254.
COSTAL, M. Competência em informação para gestão de dados de pesquisa: um olhar para a formação do (a) bibliotecário (a). Orientadora: Marianna Zattar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KOLTAY, T. Data literacy for researchers and data librarians. Journal of Librarianship and Information Science, Newbury Park, v. 49, n. 1, p. 3-14, 2017a.
KOLTAY, T. Data literacy: in search of a name and identity. Journal of Documentation, Bingley, v. 71, n. 2, p. 401-415, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-02-2014-0026.
KOLTAY, T. The bright side of information: ways of mitigating information overload. Journal of Documentation, Bingley, v. 73, n. 4, p. 767-775, 2017b. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-09-2016-0107.
SHAPIRO, J. J.; HUGHES, S. K. Information literacy as a liberal art: enlightenment proposals for a new curriculum. Educom Review, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 1-6, 1996. Disponível em: https://teaching.uncc.edu/sites/teaching.uncc.edu/files/media/article-books/InformationLiteracy.pdf. Acesso em: 3 set. 2020.
TARTAROTTI, R. C. D.; DAL'EVEDOVE, P. R.; FUJITA, M. S. L. Biblioteconomia de dados em repositórios de pesquisa: perspectivas para a atuação bibliotecária. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 3, p. 207-226, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p207. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38732. Acesso em: 7 nov. 2020.
ZATTAR, M. Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391/5112. Acesso em: 18 abr. 2021.
ZATTAR, M. Competência em mídia e em informação no ensino: um breve relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 272-279, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/664. Acesso em: 26 jul. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.