Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
pdf

Palavras-chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino de Biblioteconomia
Ensino remoto
Graduação em Biblioteconomia

Como Citar

Martin Valls, V., Casagrande Santiago, D., & Ferreira Rodrigues, W. (2020). Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): a experiência da FABCI/FESPSP. Revista Brasileira De Educação Em Ciência Da Informação, 7(2), 89-104. https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.224

Resumo

Apresenta a experiência do curso de graduação de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP na implantação e utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido na plataforma moodle, que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do estudante em novas tecnologias da informação e comunicação. O relato destaca o histórico de utilização do AVA no curso desde 2011, enfatizando sua intensificação a partir de março de 2020 durante o período do ensino remoto emergencial, detalhando as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas, incluindo os recursos utilizados nas aulas pelos docentes e um panorama das atividades realizadas. As considerações finais do relato reafirmaram que toda a experiência adquirida e intensificada ampliou as competências dos envolvidos (docentes e discentes) no uso de recursos tecnológicos para a mediação do aprendizado, sem perder de vista a relação humana.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.224
pdf

Referências

BIBLIOTECONOMIA: passado e futuro de uma profissão. São Paulo: Sociologia e Política, 2020. E-book. (84 p.). Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/000010fb.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. 176 p.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. p. 59-78. Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/00000f/00000fa2.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Projeto pedagógico: curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação FaBCI/FESPSP. 2019.

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Regulamento do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem da FaBCI/FESPSP. 2019.

MOORE, Michel; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

PIVA JUNIOR, Dilermando et al. EaD na prática: planejamentos, métodos e ambientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA, Robson Santos da. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EaD. São Paulo: Novatec, 2015.

SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2016.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.