Entrevista narrativa
pdf

Palavras-chave

Entrevista Narrativa; Questão Gerativa de Narrativa; Pesquisa Narrativa

Como Citar

SANTOS, Z. P. dos .; BORTOLIN, S.; ALCARÁ, A. R. Entrevista narrativa: possibilidades de aplicação na Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 2, p. 44–66, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v6i2.188. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/188. Acesso em: 9 dez. 2022.

Resumo

Descreve-se a aplicação da técnica da Entrevista Narrativa como ferramenta de coleta de dados para a investigação social. A técnica tem como um de seus objetivos construir ou reconstituir um fato a partir de narrativas pessoais em diferentes contextos. Este gênero de entrevista, aliada a diversos métodos na investigação de fenômenos do cotidiano, é utilizado em uma infinidade de situações, além de ser uma tentativa de capturar na fala das pessoas os sentimentos ali expressos. O trabalho constitui-se em pesquisa bibliográfica a respeito da aplicação dessa técnica no âmbito da Ciência da Informação. Entre os principais resultados destaca-se que as narrativas produzidas em termos de experiências e compartilhamento são muito ricas e capazes de aproximar os seres humanos, para que juntos possam produzir mudanças em várias realidades. Destaca-se também que a Entrevista Narrativa se apresenta com potencialidade na geração de informação, devendo a Ciência da Informação adotá-la frequentemente como uma técnica para coleta de dados.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.188
pdf

Referências

ARAUJO, Leda Maria de. Memória do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Londrina. 2015. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000203481. Acesso em: 03 jun. 2020.

BARREIROS, Selma Maria da Silva. Mediação da Leitura na Biblioteca Pública Infantil de Londrina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91176. Acesso em: 03 jun. 2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

COELHO, Clara Duarte. As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura: uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA. 2018. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000217391. Acesso em: 06 jun. 2020.

COELHO, Clara Duarte; BORTOLIN, Sueli. A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores: a voz da comunidade. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v.2, p. 8-28, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13667. Acesso em: 26 dez. 2019.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2009.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto alegre: Artmed, 2009a.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2009b.

FREITAS, Kátia. Biblioterapia escolar: uma viagem ao mundo da leitura na perspectiva do professor-contador de histórias do Projeto Palavras Andantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GONÇALVES, Fabricio Novelli. Projeto de remição de pena pelo estudo através da leitura: há perspectiva de formar leitores? 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

GUARIDO FILHO, Edson Ronaldo. A sociologia da ciência mertoniana. In: HAYASHI, Maria Cristina P. I.; RIGOLIN, Camila Carneiro D.; KERBAUY, Miceli (Orgs.). Sociologia da ciência: contribuições ao campo CTS. Campinas: Alínea, 2015.

JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 90-113.

MUYLAERT, Camila Junqueira et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo v. 48, p.193 -199, dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103125. Acesso em: 06 jun. 2020.

OLIVEIRA, Marcelo Adriano. Mediação da leitura para adolescentes apreendidos em conflito com a lei em uma cidade paranaense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

PEREIRA, Ana Paula. Relatório CNPq: Mediação da leitura com livros de imagem no Projeto Palavras Andantes em Londrina. 2015. 92f. (Iniciação Científica).

ROCHA, Fabiana Raquel Martes. Biblioteca Pública Municipal de Garça (SP) e suas memórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SANAIOTTI, Lúcia Helena. Mediação com o livro sem palavras com crianças: na perspectiva dos contadores de história de Londrina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SANTOS, Zineide Pereira dos. Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí: revisitando o passado, vivenciando o presente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

SCHNEIDER, Marina Ozawa. Mediação da leitura na biblioteca da Escola Municipal Norman Prochet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

SECO, Layara Feifer Calixto. Mediação e inclusão informacional para musicistas cegos. 2017. Dissertação de Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SECO, Layara Feifer Calixto; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação para musicistas cegos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais[...] Florianópolis: UFSC; ANCIB, 2019.

https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/969/490. Acesso em: 06 jun. 2020

SILVEIRA, Jefferson Abilio da. A biblioterapia e a Biblioteca Infantil de Londrina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.