A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Promoção do Livro e da Leitura, Ação Cultural – Biblioteca Escolar, Formação do Leitor.Resumo
A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.
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