Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação

Autores

  • Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Dayane Félix Andrade Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Lorenna Sayonara Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Dayane Félix Andrade, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Lorenna Sayonara Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Museologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

CARLETTO, Ana Cláudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: um conceito para todos. Disponível em: <https://www.maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/01/universal_web-1.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2018

COLWELL, Peter; MENDES, Elisabete. Temas de Museologia: museus e acessibilidade. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2004.

SARRAF, Viviane Panelli. Reabilitação do museu: políticas culturais de inclusão social por meio da acessibilidade. 2008. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Ciência da Informação/Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008.

SASSAKI, Romeu. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, v.7, mar./abr. 2009. Disponível em: <https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319>. Acesso em: 16 mar. 2017.

TOJAL, Amanda. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

BARROSO, C. de A. V. C.; ANDRADE, D. F.; SANTOS, L. S. Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 9–13, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123. Acesso em: 22 nov. 2024.