A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos

Autores

  • Ranielle Menezes de Figueiredo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Sura Souza Carmo Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Museologia, Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Diretrizes Curriculares.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranielle Menezes de Figueiredo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Substituta da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Sura Souza Carmo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

DIAS, Eduardo Wense. O específico da Ciência da Informação. In: AQUINO, Miriam de Albuquerque (Org.). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: UFPB, 2002. p.87-99.

FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Cadernos de Ensaio: Estudos de Museologia, Rio de Janeiro, n.2, p.65-74, 1994. Disponível em: <https://meumuseu.files.wordpress.com/2011/01/documentac3a7c3a3o-museolc3b3gica-helena-dodd-ferrez.doc>. Acesso em: 16 ago. 2014.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LIMA, Diana; COSTA, Igor. Ciência da informação e museologia: estudo teórico de termos e conceitos em diferentes contextos: subsídio à linguagem documentária. In: CINFORM, 7., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007.

________. Museologia e patrimônio interdisciplinar do campo: história de um desenho (inter)ativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 8., 2007, Salvador. Anais Eletrônico... Salvador: ANCIB; PPGCI/UFBA, 2007. p.1-14. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/DMP--060.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2014.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Confluências Interdisciplinares entre Ciência da Informação e Museologia. Museologia & Interdisciplinaridade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Brasília, v.1, n.1, p.7-31, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/12343/10815>. Acesso em: 16 ago. 2014.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

FIGUEIREDO, R. M. de; CARMO, S. S. A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 5, p. 4–8, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/122. Acesso em: 18 abr. 2024.