O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a)

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB) http://orcid.org/0000-0002-7750-3269
  • Erinaldo Dias Valério Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Ensino, Organização e Tratamento da Informação, Informação Étnico-Racial. Diversidade de Gêneros. Formação, Bibliotecário(a).

Resumo

Objetiva estudar acerca da importância do ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Objetiva especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de Biblioteconomia do Norte e Nordeste do Brasil; verificar se questões sobre raça e gênero são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares. Discute acerca da importância do compromisso desse(a) profissional organizar, representar e disseminar adequadamente a informação étnico-racial e sobre diversidade de gêneros, atendendo assim as necessidades informacionais e os interesses de busca dos(as) diversos(as) usuários(as) em sistemas de recuperação da informação. Apresenta uma discussão crítica realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre o ensino da ética nas práticas de representação do conhecimento – temática pouco discutida na literatura da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui enfatizando a necessidade de formar profissionais da informação capacitados(as) para criar instrumentos, processos e produtos inclusivos que contemplem grupos e temas sem inclinações, desvios ou preconceitos no âmbito da organização e representação da informação.

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Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2016). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013).

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGCI/UFPE (2014). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará /UFC (2011).

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Publicado

28-04-2019

Como Citar

SANTOS, R. F. dos; VALÉRIO, E. D. O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 14–23, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/121. Acesso em: 14 nov. 2024.