O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a)

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB) http://orcid.org/0000-0002-7750-3269
  • Erinaldo Dias Valério Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Ensino, Organização e Tratamento da Informação, Informação Étnico-Racial. Diversidade de Gêneros. Formação, Bibliotecário(a).

Resumo

Objetiva estudar acerca da importância do ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Objetiva especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de Biblioteconomia do Norte e Nordeste do Brasil; verificar se questões sobre raça e gênero são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares. Discute acerca da importância do compromisso desse(a) profissional organizar, representar e disseminar adequadamente a informação étnico-racial e sobre diversidade de gêneros, atendendo assim as necessidades informacionais e os interesses de busca dos(as) diversos(as) usuários(as) em sistemas de recuperação da informação. Apresenta uma discussão crítica realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre o ensino da ética nas práticas de representação do conhecimento – temática pouco discutida na literatura da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui enfatizando a necessidade de formar profissionais da informação capacitados(as) para criar instrumentos, processos e produtos inclusivos que contemplem grupos e temas sem inclinações, desvios ou preconceitos no âmbito da organização e representação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2016). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013).

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGCI/UFPE (2014). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará /UFC (2011).

Referências

AQUINO, Mirian Albuquerque; SANTANA, Vanessa Alves. Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v.6, n.2, p.17-36, ago./dez. 2013. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/87523>. Acesso em: 29 mar. 2018.

MANJOO, Farhad. True Enough: Learning to live in a post-fat society. New Jersey: Wiley, 2008.

MILANI, Suellen Oliveira. Biases na representação de assunto: uma perspectiva a partir da literatura internacional de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Science, Marília (SP), v.9, n.1, p.1-18, 2015. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5213/3665>. Acesso em: 29 mar. 2018.

OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de. Afrodescendência, memória e tecnologia: uma aplicação do conceito de informação etnicorracial ao projeto “A Cor da Cultura”. 2010. 138f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2010.

OLSON, Hope A. The power to name: Representation in library catalogs. Journal of Women in Culture and Society, v.26, n.1, p.639-668, Spring 2001.

________. The power to name: Locating the limits or subject representation in libraries. Dordrecht: Kluwer Academic, 2002.

PINTO, Virginia Bentes; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Pesquisa bibliográfica e documental: o fazer científico em construção. In: PINTO, Virginia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório; CAVALCANTE, Lídia Eugênia (Orgs.). Aplicabilidades metodológicas em Ciência da Informação. Fortaleza: Edições UFC, 2015. p.15-34.

SANTOS, Raimunda Fernanda dos et al. A Representação colaborativa da informação e a construção de linguagens documentárias sobre diversidade de gêneros: análise das contribuições do dicionário de gêneros - “só quem sente pode definir”. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 18., Marília, 2017. Anais Eletrônicos... Marília (SP): ANCIB; PPGCI/UNESP, 2017. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/428/852>. Acesso em: 28 mar. 2018.

VALÉRIO, E. D.; SILVA, D. M. F. Discutindo as relações raciais: os trabalhos de conclusão de curso em biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v.4, n. esp., p.132-145, 2. Sem. 2017. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/84/pdf>. Acesso em: 28 mar. 2018.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

SANTOS, R. F. dos; VALÉRIO, E. D. O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 14–23, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/121. Acesso em: 27 dez. 2024.