Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
Palavras-chave:
Docência Universitária, Docência em Ciência da Informação, Ensino da Catalogação, Ensino pela Pesquisa.Resumo
A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.
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