Critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto em Educação da Região Sul do Brasil

Autores

  • Tatiane Priscila Pinto Corrêa Prefeitura Municipal do Rio Grande
  • Angélica Conceição Dias Miranda Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Revistas Científicas em Educação, Acesso Aberto, Critérios de Qualidade.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de estudo que objetivou analisar os critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto no campo da Educação da Região Sul do Brasil. Apresenta aporte teórico sobre comunicação científica, qualidade em periódicos científicos online. Os caminhos metodológicos seguidos compreendem duas etapas: a) busca dos periódicos online de acesso aberto em Educação da Região Sul no site do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; b) análise dos periódicos segundo os critérios de qualidade sugeridos pela Scientific Electronic Library Online Brasil. Entre os resultados observou-se que todas as revistas contemplam grande parte dos critérios analisados, ficando o Digital Object Identifier com maior discrepância, já que quinze dos vinte e quatro periódicos abrangem esse quesito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Priscila Pinto Corrêa, Prefeitura Municipal do Rio Grande

Bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Angélica Conceição Dias Miranda, Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Professora Doutora da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)

Referências

BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n.1, p.64-77, 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652005000100008>. Acesso em: 4 out. 2016.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento – I. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

COSTA, S. M. S. O novo papel das tecnologias digitais na comunicação científica. In: MARCONDES, C. H. et al. (Orgs.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2005.

FACHIN, G. R. B.; HILLESHEIM, A. I. de A. Periódico científico: padronização e organização. Florianópolis: Editora UFSC, 2006.

KURAMOTO, H. Acesso livre: um caso de soberania nacional?. In: TOUTAIN, L. M. B. B. (Org.). Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2007. 242p.; p.145-162. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/145/1/Para%20entender%20a%20ciencia%20da%20informacao.pdf>. Acesso em: 4 out. 2016.

KURAMOTO, H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.2, p.91-102, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n2/a10v35n2.pdf>. Acesso: 4 out. 2016.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, I. L. Novos paradigmas para avaliação da qualidade da informação em saúde recuperada na Web. Ciência da Informação, Brasília, v.33, n.1, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n1/v33n1a10.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2015.

MEADOWS, A. J. Comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MLODINOW, L. De primatas a astronautas: a jornada do homem em busca do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

OLIVEIRA, K. V. et al. Acesso ao conhecimento: publicações sobre “diversidade”, “gênero” e “sexualidade” nas revistas de acesso aberto no brasil. Momento, Rio Grande, v.23, n.2, p.96-107, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/momento/article/view/4523>. Acesso em: 22 dez. 2016.

SciELO. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/avaliacao/20141003NovosCriterios_SciELO_Brasil.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2015.

SILVA, L. A. F. Critérios para qualificar periódicos: a subárea Ciências Sociais Aplicadas I/Ciência da Informação. 2008. 140f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2008.

Downloads

Publicado

02-04-2017

Como Citar

CORRÊA, T. P. P.; MIRANDA, A. C. D. Critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto em Educação da Região Sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 51–66, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/48. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa