Encontros Operativos em Ansiedade e Normose Informacionais do Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI)
Palavras-chave:
Ansiedade informacional, Normose informacional, Pesquisa em Ciência da InformaçãoResumo
Compreendido como um estado emocional de apreensão, tensão e inquietação experimentado por indivíduos perante o excesso de informações, a ansiedade informacional constitui um sentimento humano que permeia e interfere no processo de procura, recuperação e apropriação de conteúdos em fontes e sistemas de informação. A ansiedade informacional apresenta um conceito intimamente associado à normose informacional, que concorda ao fenômeno sociocultural de aceitação e normalização da demasia de informações, e contribui com modelos comportamentais disfuncionais, como a procura constante de conhecimento e a “necessidade” de atualização permanente. No âmbito universitário, observamos que atividades de pesquisa, publicações, cumprimento dos créditos de componentes curriculares e a vulnerabilidade financeira interferem, mormente, no desempenho de discentes universitários da graduação e pós-graduação. Assim, a presente pesquisa objetivou discorrer como a ansiedade e a normose informacionais inferem no comportamento de graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal da Bahia e Universidade Salvador. A investigação parte do projeto de extensão estruturado pelo grupo pesquisa em Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI), denominado de Encontros Operativos de Práticas Universitárias: Ansiedade e Normose Informacionais na Graduação e Pós-Graduação. Para cumprir o objetivo em tela, delineamos os procedimentos metodológicos, a partir do método de procedimento monográfico (estudo de casos múltiplos), nível da pesquisa descritivo, técnica e instrumento de coleta de dados e informações, como o incidente crítico e o questionário eletrônico, respectivamente. Como resultados parciais, os discentes analisados das instituições de ensino superior apresentaram um grau leve a moderado de ansiedade, relacionado ao volume excessivo de informações, com dificuldades subjacentes no intento de procurar e recuperar conteúdos qualificados. As considerações finais parciais permitiram evidenciar que disseminar informações precisas, sempre orientadas às necessidades informacionais dos graduandos e pós-graduandos, facultam uma possibilidade para mitigar sentimentos e emoções que provocam a ansiedade nos discentes universitários investigados.
Downloads
Referências
ALVES, Emerson Nathan Pereira; BEZERRA, Sarah Freire; SAMPAIO, Débora Adriano. Ansiedade de informação e normose: as síndromes da sociedade da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 130-139, 2015. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/01/pdf_7d11cdb9f2_0000019461.pdf Acesso em: 25 jul. 2023.
ARNOLD, Miriam; GOLDSCHMITT, Mascha; RIGOTTI, Thomas. Dealing with information overload: a comprehensive review. Frontiers in psychology, v. 14, 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10322198/. Acesso em: 30 ago. 2023.
CHOO, Chun Wei. The knowing organization: How organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 2015.
DELA COLETA, José Augusto. A técnica dos incidentes críticos: aplicação e resultados. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v. 26, n. 2, p. 35-58, 1974.
EPPLER, Martin J. Information overload: a critical review of a decade of research. Journal of Information Science, v. 35, n. 6, p. 663-679, 2014.
FLANAGAN, John C. The critical incident technique. Psichological Bulletin, v. 51, n. 4, p. 327-58, 1954.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática para Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 59. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2014.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Carlos Sales dos Santos, Débora Leitão Leal, Crislane Silva Lobo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.