A prática da catalogação na Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros

Autores

  • Gerlaine Pereira da Rocha Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
  • Naira Christofoletti Silveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Catálogo, Catalogação, História, Memória, Representação Documentária.

Resumo

O Século XIX marca profundamente a história da Biblioteconomia no Brasil, foi neste período que a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil trazendo sua Biblioteca, que se tornou, posteriormente, a Biblioteca Nacional do Brasil, uma das maiores bibliotecas do mundo. Este trabalho tem como objetivo analisar como a representação da informação se desenvolveu, com base na prática da catalogação em bibliotecas brasileiras. Para isso, investiga-se a trajetória da representação da informação em uma biblioteca criada no Século XIX, a saber, a Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros, denominada a partir de 2014 como Biblioteca Daniel Aarão Reis, que se encontra em funcionamento até os dias de hoje. Trata-se de um estudo de caso, pois se analisa o caso específico de uma biblioteca, utiliza a pesquisa documental para identificar elementos presentes nos catálogos analisados e, também, a entrevista estruturada para coleta de dados. Conclui-se que a Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros, fundada em 1895, teve três momentos expressivos em sua trajetória: primeiro momento, a organização do acervo; segundo momento, a automação; e o último e atual momento, a busca por interoperabilidade. Esses três momentos vivenciados na prática da catalogação nesta Biblioteca reflete o desenvolvimento da catalogação em âmbito teórico e tecnológico, em um primeiro momento a catalogação era isolada, dependendo de diretrizes locais, e atualmente se busca a utilização de sistemas informatizados, parâmetros internacionais e a interoperabilidade entre sistemas.

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

ROCHA, G. P. da; SILVEIRA, N. C. A prática da catalogação na Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 63–80, 2016. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/39. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso