A mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.235

Palavras-chave:

Árvore de decisão; Análise de sentimento; Mineração de Texto; Mineração de dados.

Resumo

Estudo de natureza quantitativa que objetiva explorar a contribuição da mineração de opinião em bases de dados extraídas do Facebook para a medição da (in)satisfação dos consumidores. Visa propor um fluxo que auxilie nas etapas do processo de descoberta de conhecimento em texto e selecionar ferramentas para a mineração de opinião a nível de sentença, onde se analisa o sentimento positivo, negativo e neutro. Submete-se ao proposto fluxo uma base de dados, de marca de carros, extraída do Facebook com quatro tratamentos de pré-processamento. Utilizam-se os algoritmos Naïve Bayes, SMO e J48 na ferramenta Weka para a etapa de processamento. Apresenta resultados satisfatórios na mineração de opinião com melhor taxa de acerto obtida usando o algoritmo SMO. Propõe trabalhos futuros em bases de dados SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) com a aplicação desta metodologia desenvolvida e estudos de descobrimento das causas de (in)satisfação dos consumidores encontradas em bases de dados SAC e SAC 2.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Afiliada, 2012.

LIMA, A. P. L. et al. Comportamento do consumidor. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

LIU, B. Sentiment analysis: mining opinions, sentiments and emotions. New York: Cambridge University, 2015.

MERLO, E.; CERIBELI, H. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.

SCHIESSL, M.; BRÄSCHER, M. Descoberta de conhecimento em texto aplicada a um sistema de atendimento ao consumidor. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1682/1481. Acesso em: 23 fev. 2021.

Publicado

28-10-2021

Como Citar

SANCLIMENT IGLESIAS, L.; FUKUMI TSUNODA, D. . A mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, p. 1–13, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.235. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/235. Acesso em: 18 abr. 2024.