Formação continuada e prática profissional

análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional

Autores

  • Andrea Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Larissa Andrade Batista Cavalcanti Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.208

Palavras-chave:

Letramento informacional, Formação continuada, Prática profissional

Resumo

Professores e bibliotecários são agentes formadores de indivíduos letrados em informação no contexto escolar e como tal carecem de formação continuada para a ampliação das suas práticas pedagógicas.  Nesse sentido, a Universidade Federal de Goiás oferta o curso de Especialização em Letramento Informacional: educação para informação a fim de minimizar a lacuna na formação desses profissionais. O propósito desta pesquisa consistiu em identificar a ampliação do conceito de letramento informacional bem como ampliação e melhoria das práticas pedagógicas e/ou profissionais dos participantes do curso. Justificou-se por buscar compreender como os diferentes tipos de profissionais aplicam o letramento nas suas práticas profissionais após a conclusão do curso. Apresenta fundamentação teórica em letramento informacional por meio da releitura de autores como Gasque e Campello, que se dedicam à pesquisa nessa área do conhecimento. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de análise documental sobre o curso e aplicação de questionário aos alunos concluintes. Desse modo, os resultados indicam que houve ampliação nas práticas pedagógicas da grande maioria dos participantes, principalmente no que se refere a práticas de pesquisa. O que permite concluir que o curso é uma proposta promissora para a formação de profissionais, principalmente na área da educação, com competências informacionais que os tornam capazes de formar indivíduos letrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Andrade Batista Cavalcanti, Universidade Federal de Goiás

Bibliotecária (Universidade de Brasília), Especialista em Letramento Informacional (Universidade Federal de Goiás) e Mestranda em Comunicação (Universidade Federal de Goiás)

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (Estados Unidos). Comitê Presidencial de Alfabetização da Informação: relatório final. Relatório final. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 14 jun. 2020.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (Estados Unidos). Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago, Il: Acrl, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 29 jun. 2020.

BRASIL. Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais. Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar. 2020. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=1. Acesso em: 13 ago. 2020.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7UUPJY. Acesso em: 16 jul. 2020.

CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, dez. 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652003000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jun.2020.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006, 128p.

FIALHO, Janaina Ferreira. A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob o enfoque da competência informacional. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59. Acesso em: 07 dez. 2020.

FIALHO, Janaina Ferreira. A cultura informacional e a formação do jovem pesquisador brasileiro. 2009. 131f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 5-9, ago. 2013. ISSN 2237-826X. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245. Acesso em: 04 jul. 2020.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 183p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13025. Acesso em: 11 jul. 2020.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020. 384p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35957. Acesso em: 06 jul. 2020.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ci. Inf. , Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, dezembro de 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652010000300007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jul. 2020.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar ou deixar informações informais na educação básica. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GOMES, Suely Henrique de Aquino et al. (org.). Letramento Informacional: educação para a informação. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. Recurso eletrônico. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/366/o/E-book_CELI_(Corrigido).pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

IFLA - INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2002. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino A Distância da Ufsc, 2001. 121 p. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcb/files/2011/03/Metodologia-da-Pesquisa-3a-edicao.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.

SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 ago. 2020.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 jul. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (Brasil). Faculdade de Informação e Comunicação. Projeto: Curso de especialização em letramento informacional: educação para a informação. Goiânia: UFG, 2017.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da Competência Informacional (2). Ci. Inf., Brasília, v. 40, n. 1, p. 99-110, abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jul. 2020.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, A.; ANDRADE BATISTA CAVALCANTI, L. . Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 46–68, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7i2.208. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa