Estudo cientométrico sobre competências docentes
Palavras-chave:
Gestão por Competências, Competências Docentes, Cientometria.Resumo
A gestão de competências é uma categoria conceitual e uma prática da gestão do conhecimento, tema estudado no meio acadêmico e nas organizações, porém com abordagem recente no setor público e na área da Educação, ao tratar da formação profissional docente. Nesse contexto, pretende-se identificar o campo de pesquisa nesta área, com a avaliação da produção científica acerca das competências docentes. A investigação ocorre a partir produções científicas disponíveis na base Web of Knowledge, escolhida por sua abrangência internacional e de fácil coleta dos dados. Para a análise, utilizou-se a Cientometria, com foco da análise na rede de autores, palavras-chave, instituições e locais de publicação. A pesquisa compreende coleta de dados, tratamento e análise das produções científicas sobre o tema, utilizando-se software bibliométrico e cientométrico para a contagem e análise da produção. Como resultados, identificou-se uma rede de autores com publicações na Alemanha, com as principais palavras-chave compreendendo expressões como teachers competency, process, teaching, competence, management, learning, strategy, information, entre outras, evidenciando que o tema trata da gestão do conhecimento no nível estratégico do campo da gestão educacional. Conclui-se sobre a necessidade de estudos cientométricos em outras bases de dados para análise comparativa, assim como para identificar pesquisadores brasileiros sobre o tema.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, p.11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5>. Acesso em: 12 jan. 2016.
ARAÚJO, R. M. L. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, Florianópolis, v.22, n.2, p.497-524, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/9664/8885>. Acesso em: 14 jan. 2016.
BRASIL. Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm>. Acesso em: 20 dez. 2015.
________. Resolução do Conselho Superior Nº 13/2014 DE 23 de maio de 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15833-resolucao-ifes-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 dez. 2015.
BRANDÃO, H. P. Aprendizagem e desenvolvimento de competências: conceitos, pressupostos e práticas. In: TAPARANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional: contexto e propostas. Curitiba: IBPEX, 2011. p.94-130.
CHAGAS, D. L. et al. The integration of corporate and operations Strategies: an analysis of scientific publications using bibliometrics. Brazilian Journal of Operations & Production Management, v.11, n.1, p.7-25, Feb. 2013. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/0abe/b2692fbd7b63af02f492ac36ff182199082f.pdf?_ga=2.195887343.2102895188.1555898667-68454337.1555898667>. Acesso em: 29 dez. 2015.
DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2009.
DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. (Orgs.) Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2012.
FINOQUETO, L. C. P.; SANTOS, M. E. G.; TERRAZZAN, E. A. Dos saberes docentes ao desenvolvimento profissional dos professores. In: SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, SABERES E FORMAÇÃO DOCENTE, 2. UNICAMP, 2005. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/Sem13/leilafinoqueto.htm>. Acesso em: 4 jan. 2016.
FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. M. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.80, p.136-167, set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2016.
KUNTER, M. et al. Professional competence of teachers: Effects on instructional quality and student development. Journal of Educational Psychology, v.105, n.3, p.805-820, 2013. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/journals/edu/105/3/805.html>. Acesso em: 6 jan. 2015.
NETO, R. A experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. In: LEME, R. Gestão por competências no setor público. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014. p.142-162.
LISBOA, E.; COUTINHO, C. Challenges of globalization for schools and teachers: Competences for the 21ST century. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, Valencia (Spain), 4-5 mar., 2013. Actas Eletronicas… Valencia (Spain), 2013. p.1077-1085. Disponível em: <http://library.iated.org/view/LISBOA2013CHA>. Acesso em: 29 dez. 2015.
COUTINHO, C.; LISBOA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v.18, n.1, p.5-22, 2011. Disponível em: <http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/arquivo/vol_XVIII_1/artigo1.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2015.
PEREZ, M. I. L. Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa. Práxis Educacional, Vitória da Conquista (BA), n.1, p.57-65, 2005. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/400/430>. Acesso em: 12 jan. 2016.
PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
RICARDO, E. C. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p.605-628, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1540140.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2016.
SELVI, K. Teachers’ competencies. Cultura International Journal of Philosophy of Culture and Axiology, v.7, n.1, p.167-175, 2010. Disponível em: <https://www.pdcnet.org/pdc/bvdb.nsf/purchase?openform&fp=cultura&id=cultura_2010_0007_0001_0167_0175>. Acesso em: 29 dez 2015.
SILVA, F. M. et al. Mapeamento da produção científica brasileira sobre acesso aberto: 2001 a 2011. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.17, n. esp. – III SBCC, p.19-35, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp2p19/23566>. Acesso em: 11 jan. 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.